No passado dia 23 de Janeiro, uma delegação do PCP liderada pelo deputado na AR, António Filipe, efectuou uma visita de trabalho às forças de segurança do Distrito de Viseu, com o objectivo de se inteirar das suas condições de trabalho e dos meios de que estas dispõem para cumprir a sua missão de vigilância e defesa da segurança dos cidadãos e dos seus bens.

Divisão da Polícia de Segurança Pública de Lamego foi uma das unidades que recebeu a visita da delegação do PCP, de que resultou uma pergunta formulada pelo deputado António Filipe ao Ministro da Administração Interna, cujo conteúdo passamos a transcrever:

“Em recente visita à Divisão da Polícia de Segurança Pública em Lamego tive oportunidade de contactar com alguns dos problemas mais sentidos pelos efectivos dessa força de segurança que prestam serviço nessa Divisão.

Um dos maiores problemas decorre precisamente da falta de efectivos. Em comparação com outras Divisões da PSP em localidades de dimensão semelhante, a Divisão de Lamego tem um número exíguo de efectivos: apenas 47. Importa notar que em 2001 essa Divisão chegou a contar com 68 efectivos.

A redução de efectivos que se tem vindo a verificar contribui para rumores de que haveria a intenção governamental de vir a extinguir a Divisão de Lamego, retirando a PSP dessa cidade. Por outro lado, as carências também se fazem sentir em termos materiais, designadamente veículos automóveis, sendo a respectiva frota muito reduzida e carente de manutenção adequada.

Nestes termos, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, pergunto ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, que me informe o seguinte:

1º - Existe, da parte do Governo, o propósito de extinguir a Divisão de Lamego da PSP?

2º - Caso não exista esse propósito, como se explica o reduzido número de efectivos dessa Divisão?

3º - Que medidas estão previstas para reforçar os meios humanos e materiais ao serviço da Divisão da PSP de Lamego?"

A Comissão Inter-Concelhia do PCP de Lamego/Tarouca, oportunamente tornará públicas as respostas dadas pelo Ministro da Administração Interna, às questões formuladas pelo nosso deputado. Com o compromisso de continuar a dar a este assunto, toda a atenção que as questões da segurança e tranquilidade das populações da cidade de Lamego, nos merece.

Lamego, 6/02/2012

Comissão Inter-Concelhia de Lamego/Tarouca do PCP