Eis o Boletim nº 1 da CDU do concelho de Penalva do Castelo.

É o honrar do nosso compromisso de uma maior aproximação com a população na defesa dos seus direitos.O objectivo deste boletim é dar a conhecer a nossa actividade e informar sobre os seus direitos.

Pela 1ª vez em 32 anos de democracia elegemos representantes nos órgãos autárquicos do concelho.

O trabalho já desenvolvido por estes eleitos do Partido Comunista Português e do Partido Ecologista “Os Verdes”, confirma a determinação da CDU em assegurar uma presença de trabalho, honestidade e competência.

Aproveitamos para reafirmar o compromisso já assumido com a população de Castendo de tudo fazer para promover o desenvolvimento equilibrado e sustentado do nosso concelho.

Contamos convosco!

Eleitos CDU : Balanço de 9 Meses

Neste período os eleitos da CDU na freguesia de Real abordaram junto das entidades responsáveis os principais assuntos do plano de acção apresentado na campanha eleitoral:

• Educação
  • Segurança Rodoviária
  • Melhoria dos serviços prestados pela Junta de Freguesia
  • Ambiente e Saneamento Básico
  • Novas Tecnologias ao serviço da população

Os nossos eleitos, o Pedro Pina Nóbrega e o Paulo Jorge de Sousa Lemos, participam activamente nas Assembleias de Freguesia, apresentando propostas e lançando à discussão temas importantes.

Têm exigido da Câmara Municipal a sua parte na resolução de importantes problemas como o saneamento básico, a sinalização e segurança na estrada municipal e problemas urbanísticos. Infelizmente as respostas da Câmara não têm sido as necessárias. Isto quando se dignam responder…

Manifestaram junto da Administração Central e Regional a posição da CDU face a um eventual fecho da Escola Primária de Real e das urgências do Centro de Saúde.

Promoveram a visita à freguesia de Real de um deputado da Assembleia da República do grupo parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”.

Mantêm uma informação permanente da população, tendo já editado e distribuído 7 Boletins e 3 suplementos temáticos.
A imprensa de referência refere que o trabalho dos eleitos da CDU, o que muito nos honra e enche de orgulho, é modelarmente pedagógico e um exemplo de actuação política a nível nacional.

Toda esta actividade e muito mais pode ser visto no sítio na Internet em http://cduemreal.no.sapo.pt/ .

Isto só com dois eleitos. O que seria do nosso concelho se fossem muitos mais?

Executivo Camarário: Mais do Mesmo

Passados 9 meses desde as últimas eleições autárquicas somos obrigados a constatar que o panorama na nossa Câmara Municipal não se alterou. Alguma coisa se tem feito, mas no essencial temos mais do mesmo.

Continua o marasmo, a gestão sem visão estratégica, a política de favores e compadrios, a informação pouco atempada e transparente, as trapalhadas.

Os exemplos, infelizmente abundam e o espaço deste boletim não dá para os comentar. Seria preciso um jornal! Prometemos, ainda assim, que iremos analisando os que nos parecerem mais relevantes.

Ele é a distribuição de pelouros, os gabinetes, os secretários e os adjuntos.

Ele é a protecção civil, a segurança rodoviária, os requerimentos sem resposta.

Ele é o regulamento das piscinas, o regulamento da Assembleia Municipal, a feira do queijo, a “Conta e Relatório de Gestão de 2005”.

Ele é o saneamento básico, o abastecimento de água, as fossas.

Ele é o loteamento industrial, os lotes camarários, a distribuição de dinheiros.

Ele é as obras, o património, etc., etc., etc..

É um nunca mais acabar que colocam Penalva do Castelo nas bocas do mundo pelas piores razões.

Mas a alternativa a este estado de coisas existe e é possível.

A CDU tem-se afirmado — como largamente é reconhecido, mesmo entre adversários, como uma força associada ao que de melhor e mais inovador tem sido feito na gestão das autarquias.

Assim como se tem assumido como uma voz indispensável na defesa dos interesses das populações, deu corpo a causas e aspirações locais e assegurou uma presença crítica, exigente e construtiva para garantir uma gestão transparente e eficaz em todos as autarquias onde, mesmo em minoria, se encontre presente.

Penalva do Castelo pode contar connosco!

Lixo no Lixo

A Câmara Municipal não respeita a legislação em vigor relativamente à recolha do lixo. Aos trabalhadores não são fornecidos o fardamento próprio, nomeadamente luvas e botas, num total desrespeito pelas normas de Higiene e Segurança do Trabalho.

Acresce que os contentores do lixo não são lavados, exalando um cheiro nauseabundo.
Do que está a Câmara à espera para cumprir a lei? Que se manifestem doenças ou que haja algum acidente grave?