Cartaz Exposição Karl Marx - Mangualde.jpg

Dando continuidade às Comemorações do II Centenário do Nascimento de Karl Marx, a Comissão Concelhia de Mangualde do PCP, tem patente na Papelaria Adrião, nesta cidade, a Exposição alusiva, com o tema: “Karl Marx, Legado, Intervenção, Luta. Transformar o Mundo.”

Filósofo, economista, historiador, sociólogo, jornalista, político, as obras marcantes de Karl Marx foram “O Capital” e o “Manifesto do Partido Comunista”. Karl Marx nasceu a 5 de Maio de 1818, em Trier (na província renana da Prússia). A 14 de Março de 1883, vencido pela doença que o atormentava havia anos, Marx, esse homem cujo grande objectivo de vida foi a luta pela emancipação da classe operária, morreu na sua residência, em Londres.

“Com a elaboração dos fundamentos do materialismo dialéctico e do materialismo histórico, com as suas descobertas no domínio da filosofia e da economia, Marx, em estreita colaboração com Engels, deu à classe operária, aos povos, a todas as forças do progresso, um poderoso instrumento de análise e uma arma de luta e combate”, escreveu Álvaro Cunhal, em 1983.

A Exposição pode ser visitada diariamente no horário de funcionamento da Papelaria Adrião, dispondo de uma Sala própria onde estão expostos os painéis e materiais integrantes da Exposição.

No dia 2 de Março, pelas 15 horas, decorrerá no espaço da Papelaria Adrião, um Colóquio aberto ao público, que abordará a relevância da obra de Karl Marx  e F. Engels, nas profundas transformações sociais e políticas que ocorreram no mundo sob a sua influência.

Viseu, 18 de Fevereiro de 2018

O Gabinete de Imprensa da DORVISEU do PCP