Transdev.jpg

O concelho continua sem transporte publico colectivo regular de passageiros.

O que temos? Um autocarro que parte de Cinfães para o Porto;  Outro que sai de Resende para o Porto e serve Porto Antigo e um terceiro que sai de Nespereira, por Souselo, para o Porto.

Partem todos às seis da manhã. É muito pouco, para não dizer que é o mesmo que nada.

Transportes públicos em autocarro no interior do concelho não existem.

No dia 26 de Junho (dia da Feira de Cinfães) foram assegurados quatro percursos e duas curtas ligações a Cinfães. Apenas nesse dia, no dia da feira.

Mesmo assim, com esse transporte excepcional, houve localidades que não foram servidas.

Foi o que aconteceu com a povoação de Ervilhais, na freguesia de Nespereira. Porquê? Há no concelho populações de primeira e populações de segunda?  Esta situação dura há tempo demais e é intolerável!

A lei estabelece que os municípios são as autoridades de transporte competentes no seu território. A Câmara e só a Câmara, é a responsável por esta situação!

E o senhor Presidente da Câmara de Cinfães, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é quem pode resolver o problema e não o resolveu até agora.

A lei também consigna às populações direitos no domínio da mobilidade em transporte público.

A Câmara não pode votar as populações, sobretudo as mais isoladas, ao desprezo!

Noutros municípios vizinhos, durante largas semanas, a solução foi manter a oferta de carreiras regulares mas não cobrar bilhete.

Em Cinfães, ao contrário, foi acabar com a oferta de transporte colectivo.

Isto tem de mudar!

Para um concelho socialmente mais solidário e desenvolvido, exige-se a reposição de todas as carreiras regulares de transporte público no Concelho.

Cinfães, 6 de Julho de 2020

A Comissão Concelhia de Cinfães do Partido Comunista Português