cartazesFev2020-01.jpg

Preocupada com as afirmações contraditórias de responsáveis do C.P. de Mangualde da PSA-Peugeot/Citroën quanto ao futuro da unidade fabril, a DORViseu do PCP solicitou ao Grupo Parlamentar na Assembleia da República, que questionasse o Governo através dos Ministros do Trabalho e da Economia, sobre a garantia dos postos de trabalho após a lay-off e o futuro da produção na fábrica de Mangualde.

Em anexo e abaixo, o texto e perguntas enviadas aos ministros.

 

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Em 2019 o Centro de Produção de Mangualde da PSA-Peugeot/Citroën, bateu o seu recorde de produção fabril, com mais de 77 mil veículos produzidos.

Este resultado teve como alavancas principais o início da produção do novo Opel Combo, alguma robotização da produção, mas, essencialmente, os brutais ritmos de trabalho impostos na linha de montagem e, sobretudo, a indiscriminada aplicação da “bolsa de horas”, com trabalho ao sábado e prolongamento de horário sem a devida remuneração, e o não respeito pelo direito ao descanso suplementar.

Apesar deste propalado “êxito”, os trabalhadores fora mandados para casa em lay-off até ao dia 1 de Abril, vivendo momentos de incerteza quanto ao respeito dos seus direitos e à manutenção dos seus postos de trabalho. Sendo o salário um direito inalienável, não pode o patronato utilizar a grave situação de saúde pública para diminuir os rendimentos dos trabalhadores, já por si, e na maior parte, insuficientes para fazer face às suas necessidades.

Em recente visita ao Centro de Produção de Mangualde da PSA, o senhor Ministro da Economia e da Transição Digital terá dito que ”Mangualde está numa fase pujante e tem projectos de expansão e de posicionamento para um possível novo modelo de baixas emissões”. Contudo, a Administração do Centro de Produção, numa atitude de descarada chantagem, fala em encerramento da empresa, ao mesmo tempo que cerceia direitos e não atende à justa reclamação dos trabalhadores de aumentos salariais, congelados há 10 anos, e humanização das condições de trabalho.

Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais devidamente aplicáveis, solicitamos ao Governo, por intermédio do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a resposta às seguintes questões:

1 – Que garantias pode dar o Governo aos trabalhadores do C.P. de Mangualde da PSAPeugeot/Citroën quanto à manutenção de todos os postos de trabalho após o lay-off, no dia 1 de Abril, e no futuro, incluindo os dos trabalhadores do turno da noite?

2 – Reconhecendo o Senhor Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital que o Governo está a trabalhar com o C.P. de Mangualde da PSA no apoio à produção local de um novo veículo de baixas emissões:

        1. a) que compromissos estão já assumidos entre as partes quanto à produção do novo veículo e à garantia da preservação dos postos de trabalho atuais?
        1. b) para quando se prevê o início da produção do novo veículo?

Palácio de São Bento, 25 de março de 2020

Deputado(a)s

ANA MESQUITA(PCP)

DIANA FERREIRA(PCP)

Gabinete de Imprensa da DORViseu do PCP

Clicar na imagem para ampliar

Requerimento PSA 2020-03-25.jpg