Uma delegação de cerca de sessenta pais e encarregados de educação de Mamouros (concelho de Castro Daire) deslocou-se à DREC – Direcção Regional de Educação do Centro, no passado dia 11 de Julho, onde entregou um abaixo-assinado com mais de duzentas assinaturas contra o encerramento da Escola do 1º Ciclo de Mamouros.

A população de Mamouros não se conforma com a decisão economicista do Ministério da Educação de encerramento daquela escola, medida ainda mais incompreensível no momento em que aumenta a população escolar daquela escola (em 2010/11, os alunos eram 9, mas, em 2011/12, serão 11 ou 12), situação agravada pelo facto de o encerramento daquela escola obrigar aquelas crianças a deslocações diárias de 8 kms (ida e volta) e a escola de acolhimento (Termas do Carvalhal) ter piores condições físicas (nomeadamente em espaço de recreio) do que a Escola de Mamouros.

Este protesto promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação daquela escola conta com o apoio do Sindicato dos Professores da Região Centro / FENPROF que manifestou total apoio a esta luta e acompanhou aquele grupo de pais e encarregados de educação neste protesto junto à DREC.

A população de Mamouros já decidiu prolongar esta luta pelo tempo que for necessário até ver anulada a injusta medida do MEC de encerramento da sua escola e marcou já um novo protesto, junto à Câmara Municipal de Castro Daire, para o próximo dia 20 de Julho.