ORÇAMENTO DE ESTADO 2008

PIDDAC Fiel aos seus compromissos, mais uma vez o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, em sede de discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2008, fez um conjunto de propostas a incluir no PIDDAC (orçamento para os distritos e concelhos) contemplando Cinfães. Na sua proposta, o Governo consignou apenas para o Concelho 38.739 euros, para a Câmara continuar com o malfadado encerramento de Escolas do 1º Ciclo e uma verba de 174 mil euros para remodelação das instalações do Tribunal. Coisa pouca para um território com tantas necessidades e a precisar da solidariedade do Estado para vencer o seu isolamento e caminhar a par das terras desenvolvidas. Em face desta avareza governamental o PCP propôs a inclusão no PIDDAC da EBI de Nespereira, da ligação Cinfães A4, da Construção da Ponte Souselo Alpendurada, da construção em perfil de IC da EN 222 até Castelo de Paiva e a Ligação Cinfães A24, também em perfil de IC. Curiosamente, os deputados do Partido Socialista, tal como os do PSD e do CDS, incluindo os eleitos pelo Distrito, votaram contra estas propostas, impedindo com seu voto que elas fossem incluídas no PIDDAC para serem construídas. Que dizer de tal comportamento? Será que as propostas feitas pelo PCP não correspondem a necessidades urgentes deste Concelho? Se sim, porquê tanto sectarismo político? Os cinfanenses que façam o seu juízo.

SERVIÇOS DA EDP VÃO PASSAR PARA VISEU

A EDP reorganizou recentemente os serviços, na sua conhecida lógica de gastar cada vez menos para ter cada vez mais lucros para distribuir pelos administradores e accionistas sem se importar com o serviço público às populações. Nesta reorganização decidiu acabar com o piquete existente em Cinfães e transferi-lo, tal como aos serviços de requisição de baixadas e outros, para Viseu. Esta medida é lesiva dos interesses do Concelho. É mais um serviço importante que perdemos, acentuando a nossa galopante desertificação. Por outro lado, o pessoal do piquete que servia o Concelho, era de cá e conhecia cada localidade e cada lugar, mas agora foi para Penafiel. Quando for necessário chamar o piquete para alguma urgência, imaginem só quanto tempo vai levar a chegar a Cinfães vindo de Viseu e as voltas que não há-de dar à procura do lugar das avarias. Se a intenção fosse reorganizar com a preocupação de dar resposta aos problemas das populações, é óbvio que o mínimo que se exigia é que os serviços ficassem em Penafiel. Para a população, apesar do transtorno de não ter o serviço no Concelho, seria bem mais fácil deslocar-se ao balcão da EDP de Penafiel do que a Viseu. Estranho, estranho é o silêncio da Câmara Municipal perante mais este atentado à nossa qualidade de vida.

DESEMPREGADOS TÊM DE IR AO CENTRO DE EMPREGO DE LAMEGO

Como diz o ditado, um mal nunca vem só. Também o Instituto de Emprego e Formação Profissional –IEFP, que até algum tempo atrás vinha fazer atendimento a Cinfães uma sexta-feira por mês, deixou de vir, obrigando os desempregados a deslocar-se a Lamego para tratar de quaisquer assuntos que digam respeito à sua situação. Como se sabe, os transportes para Lamego são escassos e em horários que não deixam tempo para ficar à espera de vez no Centro de Emprego. Quem não tiver transporte próprio, ou arranja boleia, ou vai de Táxi, ou depois de já ter perdido o emprego, arrisca-se a perder também o subsídio de desemprego. E diz-se este Governo com preocupações sociais.

 

HABITAÇÃO SOCIAL

O incêndio que se verificou recentemente, no bairro social de casas pré-fabricadas de madeira, trouxe para a ordem do dia uma realidade até aqui esquecida. Cinfães não tem um Bairro de Habitação Social digno desse nome. Mas é necessário que tenha, para dar resposta a situações de pobreza evidente, realojar as pessoas que estão em condições terceiro mundistas no aludido bairro e oferecer aos jovens casais um atractivo para se fixarem no Concelho. É uma questão de preocupação com a dignidade da pessoa humana e o futuro do Concelho, como todos compreendemos. Todos menos a Câmara, que não tem nos seus planos nenhum investimento nesta área.

 

CENTRO DE SAÚDE VELHO

O País inteiro sabe que em Cinfães, foram encerradas as instalações do antigo Centro de Saúde sem que as autoridades competentes tivessem procedido à entrega do imóvel limpo e recuperado, à proprietária, a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães. Mais escandaloso foi o facto dos ficheiros clínicos terem ficado à mercê de quem os quisesse consultar, num acto negligente e irresponsável que mereceu a condenação até da Direcção Geral de Saúde. Triste foi saber da arrogância da ARS, que durante mais de um ano se recusou a ouvir as justas reclamações da Santa Casa, só aceitando encarar a resolução do problema quando as televisões tornaram público o escândalo. Se tivessem desde inicio aceite o diálogo e um comportado civilizado e democrático, ARS e demais autoridades mandantes tinham-se poupado ao vexame público.

 

ESCOLA LOUROSA/PARADELA

Afinal o PCP tinha razão no seu protesto. Em 2006, trouxemos o nosso Secretário Geral, Jerónimo de Sousa, a visitar várias escolas, incluindo as de Lourosa e Paradela que a Câmara e o Governo encerraram sem ter em conta o bem estar das crianças e as condições das escolas de acolhimento. Pouco tempo passou para a realidade mostrar que tínhamos razão. Uma casa particular degradada como escola e refeições das crianças servidas no curral do gado foram imagens que correram mundo. A denúncia foi tão forte que a própria Câmara, responsável pela situação, teve de ceder e mandar as crianças de Lourosa e Paradela para a Escola da Feira. Vale sempre a pena lutar.

 

JANTAR COMEMORATIVO DO 87º ANIVERSÁRIO DO PCP.

Vai decorrer no próximo dia 9 de Março de 2008, pelas 12,30 hora, em local a indicar posteriormente, o Almoço Comemorativo dos oitenta e sete anos da fundação do PCP, que contará com a participação de um conhecido dirigente nacional do Partido. Os interessados poderão inscrever-se directamente pelos telefones: 936837027; 933256752; 963014970.