Os comunistas do Distrito de Viseu, reunidos no seu Encontro/Debate em 13/10/07, manifestam o seu total apoio e solidariedade à justa luta e reivindicações, dos ex-trabalhadores da ENU-S.A-Urgeiriça, nomeadamente

• 1. À promessa ainda não cumprida pelo Governo PS, de vinculação de todos os ex-trabalhadores da ENU S.A para efeitos de reforma, ao Dec. Lei nº 28/2005, de 10 de Fevereiro (reconhecendo todos os ex-trabalhadores das Minas da Urgeiriça, como trabalhadores de lavra ou de fundo de mina).
  • 2. À realização de exames médicos periódicos a todos os ex-trabalhadores da ENU e rastreio da população da Urgeiriça.
  • 3. Considerar como doença profissional a morte devido a neoplasias malignas de todos os ex-trabalhadores da ENU-Urgeiriça, extensiva aos que entretanto pereceram devido a esta doença, com vista à justa indemnização dos seus familiares.
  • 4. À correcta requalificação ambiental do complexo das minas de urânio da Urgeiriça e de toda a zona envolvente.

O PCP saúda igualmente o exemplo de unidade, firmeza e espírito de luta demonstrado nas várias acções levadas a cabo por estes trabalhadores, digno do reconhecimento de todos, num momento em que o combate à desastrosa e arrogante política de direita do Governo PS/Sócrates, exige de nós um empenhamento redobrado. A luta é o caminho. Podem contar sempre com o apoio do PCP, tal como o PCP conta com o apoio dos trabalhadores.

Aprovado no Encontro de Viseu preparatório da Conferencia Nacional do PCP sobre Questões Económicas - Outro Rumo, Novas Políticas

Viseu, 13 de Outubro de 2007