Tendo recebido da “Comissão de Utentes pela Reposição de Horários no Apeadeiro da Lapa do Lobo”, informação referente à resposta a uma exposição que esta dirigiu à Infraestruturas de Portugal, S.A. relativamente à necessidade de obras de reconversão e beneficiação no Apeadeiro daquela localidade, o Grupo Parlamentar do PCP, na Assembleia da República, reconhecendo justeza e pertinência na reclamação, endereçou ao Governo, através do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, um Requerimento, solicitando respostas sobre o encaminhamento da solução para o problema.
Fazendo um pouco de história, o GP do PCP refere, que foi a luta da Comissão de Utentes e da população da Freguesia de Lapa do Lobo, do Concelho Nelas, que trouxe de volta os comboios a parar no Apeadeiro da localidade.
Lembra, igualmente, que desde então, a Comissão de Utentes exige, junto da CP e das Infraestruturas de Portugal, melhorias no apeadeiro e nas condições de acesso dos utentes.
As queixas dos que procuram o Apeadeiro para apanhar o comboio, incidem principalmente no difícil e perigoso acesso dos passageiros ao comboio, reclamando a reparação urgente da plataforma e da gare por forma a torna-la acessível e segura, a que juntam a necessidade de instalação de iluminação eficiente e a construção de um abrigo condigno para quem espera o comboio.
Através de um comunicado entregue à população por parte da Comissão de Utentes, que foi remetido ao GP do PCP, este teve conhecimento da carta enviada pela Comissão à Infraestruturas de Portugal (IP), a 19 de Janeiro, último, na sequência de mais um grave acidente com uma utente, que teve como “causa direta as deficientes condições de acessibilidade do Apeadeiro de Lapa do Lobo”.
Segundo o mesmo comunicado, na carta enviada às Infraestruturas de Portugal, a comissão pede informação sobre “a previsão para a execução desta obra tão importante para a segurança e comodidade dos utentes da CP que têm necessidade de utilizar o Apeadeiro de Lapa do Lobo”. No comunicado, consta também a resposta à carta por parte das infraestruturas de Portugal que dá nota que “no âmbito do Projeto de Modernização da linha da Beira Alta está em estudo a possível relocalização do apeadeiro, situação que permitirá ultrapassar as dificuldades sentidas”.
A resposta aparentemente animadora, afigurasse para a Comissão de Utentes e também para o GP do PCP, bastante preocupante, pois não define prazos nem garante a real “relocalização” do apeadeiro.
Com base nessa constatação, o Grupo Parlamentar do PCP, acompanhando as preocupações da população e da Comissão de Utentes, dirigiu ao Governo, através do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, as seguintes perguntas:
Tem o Governo conhecimento da situação descrita?
Qual o ponto da situação do estudo para a relocalização do apeadeiro de Lapa do Lobo?
Qual a planificação para esta intervenção, de fundamental importância para esta população?
Que medidas vai o Governo tomar para concretizar de forma célere as obras no apeadeiro de Lapa do Lobo?
O Ministério das Infraestruturas, tem agora trinta dias para responder ao Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, dependendo da resposta a continuidade das diligências pela concretização desta pretensão elementar para a qualidade de vida da população desta Freguesia, maioritariamente idosa.
Viseu, 7/05/2019
O Gabinete de Imprensa da DORViseu do PCP