Apicultura_abelhas

A pedido da Associação de Apicultores da Serra do Caramulo, Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, vai na próxima Sexta-feira, dia 26 de Abril, pelas 17 horas, reunir com esta estrutura representativa, na sua sede, na Vila do Caramulo.

 

O  motivo imediato é a repetição pelas celuloses da pulverização dos seus eucaliptais com insecticidas, cuja substância activa causa efeitos nefastos no ambiente e afecta as proteínas do sistema nervoso das abelhas provocando a sua morte.

Miguel Viegas, que também é Médico Veterinário, já em 2018, alertado por membros da Associação de Apicultores da Serra do Caramulo sobre o uso de insecticidas nos eucaliptais que povoam toda aquela área, dirigiu à Comissão Europeia uma pergunta, tal como fez o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República

Os apicultores da Serra do Caramulo e de outras regiões do distrito onde o insecticida está a ser utilizado nos eucaliptais pelas empresas de celulose (Mortágua, S. Pedro do Sul), estão seriamente preocupados com o registo do desaparecimento intenso de apiários, que atribuem à utilização nessas áreas do mencionado pesticida. Estranham, igualmente, os apicultores, a insistência das celuloses na aplicação dos pesticidas para combater a praga do “gorgulo” e outras em determinadas espécies de eucaliptos e não aceitam o silêncio do Governo e da Comissão Europeia, perante os perigos para as abelhas, o meio ambiente e os seres humanos que tal aplicação representa.

Dada a gravidade e actualidade do problema, Miguel Viegas, acompanhado de dirigentes locais e regionais do PCP, desloca-se ao Caramulo, para conhecer mais em pormenor o problema, sendo que o PCP vem defendendo que sejam tomadas medidas de proibição imediata das pulverizações de eucaliptais e do uso deste perigoso insecticida, reclamando, simultaneamente, apoio aos apicultores para reposição dos apiários e dos rendimentos perdidos.

Viseu, 24 Abril de 2019

Gabinete de Imprensa da DORViseu do PCP