Reportando-me de novo ao que considero ser um simulacro de informação do senhor presidente a esta Assembleia, prestação de contas da actividade municipal a que está obrigado por lei, deixo de seguida um conjunto de informações recolhidas da imprensa e da informação on line que gostaria fosse do conhecimento dos membros da Assembleia e que solicitava que o senhor Presidente comentasse:
Mangualde recebe maior prova nacional de squash;
Novo ano lectivo com mexidas nas escolas de Mangualde;
“Manhãs desportivas” em Mangualde;
Encontro de pastores a 22 de Julho em Mangualde;
Judiciária investiga burla nos armazéns municipais de Mangualde;
Associação de Freixiosa: "não faz sentido duplicar uma oferta social que existe";
Mangualde: sabores tradicionais em Abrunhosa-a-Velha;
Casa de Viseu recebe “desfile de autoridades” durante sessão solene no Rio de Janeiro;
Falta de mão-de-obra leva estrangeiros para Mangualde;
Mangualde tem projeto para valorizar os "filhos da terra";
Mangualde promove comércio local com desfile de moda;
Ministro do Ambiente visita obras de compensação pela não construção da barragem de Girabolhos;
Mangualde: empresa inunda aldeia com maus cheiros;
Mangualde: romaria da Senhora do Castelo este fim-de-semana;
Antiga mina da Quinta do Bispo alvo de uma intervenção;
Terceira edição do Prove Viseu Dão Lafões com investimento de 75 mil euros;
Para além disso, o senhor Presidente da Câmara faz-nos chegar, mais uma vez, uma página A4 onde constam, e cito, «processos judiciais pendentes» e o respectivo número e mais não diz. É sua obrigação informar os eleitos aqui presentes sobre o conteúdo desses processos, que valores/responsabilidades envolvem para o município e qual o seu provável desfecho. Porque não o faz?
A CDU exige que o faça, senhor presidente! E ao fazê-lo, mais não está que a defender o escrupuloso cumprimento da Lei.
Aproveito para lhe fazer chegar algumas questões que me têm sido colocadas, como eleito da CDU, por muitos mangualdenses.
-
Tem a câmara conhecimento que na Lavandeira, na Rua da Laboeira, o pavimento está degradado e a iluminação pública é insuficiente?
-
Na freguesia de Cunha Baixa, na povoação de Abrunhosa do Mato, na Rua do Rosário, existe um muro com altura insuficiente e que pode colocar em perigo as crianças que brincam naquele local. Por várias vezes, nomeadamente na última campanha eleitoral, foi solicitado pela população a correcção desta situação. Na altura um candidato, hoje vereador a tempo inteiro, afirmou que era dinheiro a mais para quem só vem à terra 15 dias por ano? Partilha o executivo desta visão sobre os nossos emigrantes, ou, pelo contrário, vai resolver esta situação?
-
Na mesma localidade, Abrunhosa do Mato, desde os incêndios de 2017 deixou de correr água nos chafarizes públicos. O que originou tal situação e porque não foi ainda corrigida?
-
Na Rua Principal da Mesquitela, sentido do centro da povoação, há uma falha evidente na colocação do alcatrão. Pergunta-se: a obra já foi recepcionada? Já foi accionada a caução a fim de concluir a obra, que manifestamente não foi acabada?
- Na mesma localidade há casas a ruir. Já foram activados os serviços de proteção civil, para sinalizar estes casos e providenciar a sua segurança e a das populações vizinhas?
Mangualde, 27 de Setembro de 2018
O eleito da CDU na Assembleia Municipal de Mangualde
Fernando Campos