CDU Linha Voto 2015

Recomendações

1. Os moradores dos Edifícios Viriato, junto à Escola Grão Vasco, queixam-se, das dificuldades que vivem para sair do reduto a que estão votados à hora a que os pais mais se deslocam para transportar os alunos que frequentam aquela escola.

Ao início do dia bem como no final do mesmo, a vida daqueles munícipes está determinada pelas filas de automóveis que bloqueiam completamente o trânsito, chegando estes moradores a ser obrigados a antecipar a saída de casa e a protelar a entrada na mesma em cerca de meia hora.

Há dias, passando na zona, apercebi-me de um condutor desesperado que procurava sair da zona galgando o passeio em prejuízo da sua viatura e colocando em risco a segurança de outros condutores.

Em face desta absurda situação de constrangimento, proponho que a Câmara Municipal de Viseu, através dos seus serviços técnicos, inicie com urgência o estudo e levantamento de possíveis soluções alternativas de trânsito para o referido bairro.

2. A caminho da escola onde desenvolvo atividade letiva, a Secundária de Viriato, num percurso que faço regularmente a pé pela Estrada Velha de Abraveses, sou confrontada com a obstrução do passeio em sequência da queda de telhas em habitações em ruína, uma situação que se tem mantido há algum tempo.

Acresce a esta limitação de segurança que atinge muitos alunos que fazem aquele percurso a pé, a acumulação de águas pluviais junto aos passeios, situação para a qual há muito a direção daquela escola chama a atenção do executivo camarário e que somada à insensibilidade de muitos condutores tem levado a que os alunos da Viriato cheguem à escola em condições de grande desconforto.

Recomendo, Sr. Presidente, com a brevidade que a aproximação do Inverno impõe, a resolução destas duas situações.

Viseu, 09/11/2015

Pela Coligação Democrática Unitária (CDU)
Filomena Pires