17 Fevereiro 2014
Na próxima Segunda-feira, dia 17 de Fevereiro, pelas 11 horas, uma delegação de 25 ex-Mineiros da Empresa Nacional de Urânio (ENU), parte de Nelas em rumo a Bruxelas, para apresentar no Parlamento Europeu a sua justa reclamação de atribuição de indemnizações aos familiares de ex-mineiros falecidos com neoplasias.
O Estado Português, proprietário das minas de Urânio até ao seu encerramento, foi responsável pela exposição dos trabalhadores à radioactividade sem qualquer controle ou protecção. A recusa deste Governo PSD/CDS e do anterior do PS em assumir a responsabilidade comprovada do Estado pela morte prematura de mais de centena e meia de ex-mineiros, atribuindo aos seus familiares a devida indemnização, é um acto de desumanidade e de injustiça gritante.
Os ex-mineiros iniciarão uma “Marcha” simbólica com partida da Urgeiriça às 9,30 horas de Segunda-feira, percorrendo o caminho até Nelas, onde tomarão o autocarro rumo a Bruxelas.
A Viagem decorrerá entre os dias 17 e 22 de Fevereiro e será coordenada por João Abreu, responsável da DORV do PCP e membro do Comité Central.
Gabinete de Imprensa da DORV do PCP
Viseu, 15/02/2014