Foi ontem, dia 2 de Maio, inaugurada em Penalva do Castelo a Exposição «A Vida, o pensamento e a luta de Álvaro Cunhal». Esta exposição, que se insere no programa de comemorações do centenário do nascimento desta figura incontornável do século XXl, estará patente ao público, na Biblioteca Municipal, de 2 a 18 de Maio.
Nela são retratados momentos marcantes da sua vida: infância, juventude, vida na clandestinidade, prisões, julgamentos, a revolução de Abril, entre outros. São igualmente referenciados aspectos da sua criação literária e plástica: romance, conto, traduções, desenhos, gravuras e pinturas. Dimensões da actualidade do seu pensamento, exemplo e luta.
Acompanham esta exposição uma mostra de livros e desenhos da autoria de Álvaro Cunhal.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo sublinhou a importância desta iniciativa e a disponibilidade quer da Câmara, quer da Biblioteca Municipal para a levar a cabo.
Filomena Pires salientou o êxito desta parceria e agradeceu o trabalho desenvolvido. Apresentou um balanço das iniciativas já realizadas no distrito, bem como das previstas para este mês de Maio.
António Vilarigues recordou alguns episódios vividos e presenciados na primeira pessoa e que ajudam a desmitificar as calúnias e as ideias feitas sobre a personalidade de Álvaro Cunhal. Alguém que, como foi referido pelo orador, encarna como poucos a célebre tese de que “nada do que é humano nos é estranho”.
Foi exibido um vídeo sobre a vida, pensamento e luta deste dirigente do PCP.