Não é objectivo do Partido Comunista Português entrar em polémica com o senhor Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. O PCP faz no próximo dia 6 de Março 89 anos. A sua postura de seriedade, de trabalho, de honestidade e de competência é bem conhecida de todos os portugueses em geral e dos mangualdenses em particular. Antes do 25 de Abril de 1974, durante a ditadura fascista. E, depois, em quase 36 anos de democracia.

O senhor Presidente da Câmara acusa-nos de mentirosos. Mas os factos desmentem a sua desfaçatez: chovia na EB1 de Cubos, tal como nos tinham pedido para denunciar familiares das crianças e como os jornalistas puderam comprovar. A imagem dos trabalhadores da Câmara a repararem o telhado da Escola, são elucidativas. E tão pertinente foi a nossa denúncia, que João Azevedo logo anunciou em conferência de imprensa que a autarquia ia substituir, durante as férias da Páscoa, a maioria do telhado da Escola de Cubos por as telhas se encontrarem “estaladas”. Tal como pretendia fazer com as que estavam partidas, não fosse o PCP ter trazido a público o problema.

O PCP, como é público e notório, não faz política com as crianças. Mas faz política em defesa dos direitos das crianças. Denunciar uma situação que punha em causa o bem estar das crianças é um dever a que não renunciamos.

Os comunistas de Mangualde sublinham que o objectivo da sua tomada de posição foi plenamente conseguido. A maioria Socialista no Executivo da autarquia apressou-se a anunciar uma “vistoria” para tomar conhecimento da situação das escolas do concelho. É que, de facto, o problema não se passa apenas na Escola de Cubos. E, como diz o nosso povo, “antes que o telhado venha abaixo…

Comissão Concelhia de Mangualde do PCP

Mangualde 25 de Fevereiro de 2010