Vai decorrer no próximo Sábado, dia 17 de Setembro, em S. Pedro do Sul, a Homenagem Pública a Jaime Gralheiro: o Cidadão interveniente, o Advogado de causas, o Intelectual profícuo, o Democrata e Comunista de convicções.
Promovida pela Comissão Inter-Concelhia de Lafões e pela DORV do PCP, esta homenagem recebeu, desde a primeira hora, a adesão das mais variadas personalidades e instituições, numa demonstração inequívoca da justeza e oportunidade da iniciativa. A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), a Ordem dos Advogados (AO), bem como várias colectividades regionais e locais, anunciaram já a sua participação na iniciativa.
O Teatro Cine de S. Pedro do Sul receberá a Sessão Solene de Homenagem. Pelas 16 horas, subirão ao palco os Grupos de Música Popular “Alafum”, “Cantares de Manhouce” e o Grupo de Jovens “Vozes de Manhouce”. A cantora Isabel Silvestre quis também associar a sua consagrada voz a esta homenagem. O Cénico – Grupo de Teatro, irá igualmente participar com programa próprio.
A evocação da figura
multifacetada do homenageado será feita por quatro distintos cidadãos
que de alguma forma acompanharam os diferentes percursos de Jaime
Gralheiro.
Licínio Nazaré Oliveira, democrata e sampedrense de eleição, abordará com autoridade, porque acompanhou cada passo do homenageado, a intervenção cívica local de Jaime Gralheiro.
Da vertente de advogado de causas, defensor da propriedade comunitária dos Baldios e dos interesses dos pequenos e médios agricultores, falará o também advogado e lafonense de renome António Bica.
José de Oliveira Barata, Professor Universitário jubilado, abordará a criação dramatúrgica e o papel pioneiro de Jaime Gralheiro na divulgação e produção teatral na região e no país.
Por fim, Ruben de Carvalho, Jornalista, Radialista, membro do Comité Central do PCP, tratará da intervenção e postura de Jaime Gralheiro, enquanto democrata e comunista e do seu papel marcante para a consolidação das liberdades e da democracia no distrito de Viseu. Antes e após o 25 de Abril.
O segundo momento da Homenagem, acontecerá pelas 19,30 horas e constará de um Jantar Convívio, que decorrerá no Hotel Vouga, nas Termas, para o qual se poderão inscrever todos os que queiram associar-se a esta iniciativa. No decorrer do Jantar intervirá ainda Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central do PCP. As últimas palavras estão reservadas para o homenageado.
Viseu, 12 de Setembro de 2011
A Comissão Inter-Concelhia de Lafões do PCP
A Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP