Em resposta ao recente Comunicado da Comissão Concelhia do PCP sobre a falta de transportes no Concelho de Cinfães, afirmou o Presidente da Câmara Municipal que o Concelho tem uma boa rede de transporte colectivo de passageiros.
Das duas uma: ou as informações que recebemos eram falsas ou o Senhor Presidente, confrontado com a denúncia das populações, não teve outra saída senão “dourar a pílula” da realidade.
Para tirar dúvidas, ligamos para amigos e entidades de diversas freguesias e consultámos o site da Transdev e as respostas obtidas reiteraram o que afirmámos de forma elucidativa.
Em 26 de Maio a Transdev publicou um “Esclarecimento” em que afirmava estar disponível para retomar os serviços que até há dois meses prestava, mas que há municípios que "optaram por reduzir a abrangência do transporte aos alunos do 11º e 12º ano, deixando a restante população sem qualquer oferta.
Para que as populações voltem a ter os serviços de transportes que precisam é necessário que as autarquias canalizem as verbas para esse efeito, de acordo com o atual regime jurídico e com a orientação política transmitida pelo Governo”.
E o mapa de mobilidade no Concelho de Cinfães é o seguinte: de Nespereira não há autocarros para Cinfães; há uma ligação diária por Castelo de Paiva até ao Porto.
Em Porto Antigo passa o autocarro que sai às 6 h da manhã de Resende para o Porto.
De Cinfães, sede do concelho, parte um autocarro às 6 h da manhã para o Porto, por Castelo de Paiva; volta do Porto com partida às 17:15 horas.
E é tudo.
Em Oliveira do Douro, em Tendais, em Ferreiros, na Gralheira, nas Pias, em Ervilhais, no Casal, etc …, não passa um autocarro com destino a Cinfães!
Boa rede de transporte colectivo de passageiros no concelho de Cinfães, Senhor Presidente? A sério?!
Cinfães, 3 de Junho de 2020
A Comissão Concelhia de Cinfães do Partido Comunista Português