Vila_de_Cinfães Wikp.jpg

O Concelho de Cinfães é desde sempre mal servido de transporte público de passageiros.

É uma situação que tem piorado com o rodar dos anos e que se agravou muito nos últimos meses.

Nomeadamente as freguesias de Nespereira e as do alto do concelho (Tendais, Alhões, Ramires, Gralheira, etc.) viram-se privadas em absoluto de um serviço regular de transporte colectivo de passageiros.

Verificam-se atrasos inexplicáveis na reabertura de serviços públicos em Cinfães, o que serve de pretexto às empresas concessionárias do transporte de passageiros para, ilegitimamente, não retomar o transporte público colectivo.

A Comissão Concelhia de Cinfães do PCP, alertada por inúmeros munícipes de diferentes freguesias do concelho, denuncia esta situação e coloca à Câmara Municipal as seguintes questões:

  • Quantas carreiras regulares de transporte colectivo rodoviário que serviam o concelho deixaram de funcionar nos últimos cinco anos?

  • Porque não foram retomados ainda, os transportes públicos interrompidos há dois meses para Nespereira e para as freguesias do alto concelho?

  • Os operadores de serviço público de transporte de passageiros têm elaborado e dado público conhecimento dos relatórios anuais a que estão obrigados por lei?

  • E a Câmara Municipal, como entidade com competência na área do transporte público de passageiros tem analisado esses relatórios e reagido quando necessário, intervindo para melhorar a mobilidade em todo o concelho?

Não basta falar do “interior” e de “medidas” repetidamente anunciadas para o desenvolver. É necessário começar por resolver estes elementares problemas, decisivos para a melhoria das condições de vida das populações das nossas vilas e aldeias.

 

Entrevista de Avelino Gonçalves, da DORViseu do PCP, à rádio do «Jornal do Centro» (dos 13m46s aos 14m50s)

 

Cinfães, 27 de Maio de 2020

A Comissão Concelhia de Cinfães do Partido Comunista Português