A chuva intensa, o vento forte e o frio que se fizeram sentir esta tarde em Viseu, não foram suficientes para calar o protesto. Contra as portagens buzinaram mais de vinte camiões e aproximadamente uma centena de carros, paralisando a circulação rodoviária nas principais ruas da cidade, durante cerca de uma hora. Utentes da A25 e da A24, manifestaram deste modo a sua determinação em lutar contra a aplicação de portagens anunciadas pelo governo para estas auto-estradas.
Depois de cumprirem o percurso previsto, os manifestantes decidiram, espontaneamente, estender o protesto à A25. Liderados pelos camiões TIR, iniciaram uma marcha lenta que condicionou o trânsito no sentido Viseu – Mangualde, criando uma imensa fila, deixando antever outras formas de luta que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.
Saídos da A25 para a cidade de Mangualde, os manifestantes deram continuidade ao protesto mantendo o buzinão ao qual se juntaram automobilistas locais. Circulando pelas ruas centrais da cidade, receberam o apoio da população e paralisaram o trânsito nestas artérias.
Esta jornada de luta foi uma clara demonstração do repúdio pela intenção de introduzir portagens nestas auto-estradas sem alternativas, evidenciando a forte determinação das populações locais em impedir, pela luta, a consumação dos desígnios do governo.
Viseu 8 de Outubro de 2010