Património_9 2019-07-19.jpg

Miguel Tiago visita Tom de Festa

No dia 18, quinta-feira à noite, Miguel Tiago e uma delegação da CDU Viseu visitaram em Tondela o Tom de Festa e contactaram com os seus visitantes, tendo também a oportunidade de expressar as posições da CDU sobre a urgência de uma nova política para a cultura e as artes em Portugal.

Na casa da ACERT, Miguel Tiago relembrou a necessidade de criar um Plano Nacional de Cultura e o aumento do financiamento da política cultural até 1% do Orçamento do Estado.

Património_3 2019-07-19.jpg

CDU percorre roteiro do património no norte do Distrito

Durante o dia 19 de Julho, Miguel Tiago, cabeça-de-lista pela CDU para o distrito de Viseu, Alexandre Hoffmann, segundo candidato, juntamente com representantes da Direcção Regional do PCP e da CDU, visitaram diversos monumentos e museus nos concelhos de Tarouca e Lamego, sempre guiados por José Pessoa.

Património 2019-07-19.jpg

Passando pelo Museu de Lamego, Museu Diocesano de Lamego, Convento de Salzedas, Mosteiro de S. João de Tarouca, Torre de Ucanha e Adega Museu de Lamego, a comitiva da CDU travou diversos contactos e tomou conhecimento do estado de conservação e das necessidades para uma efectiva política do património, assente na sua conservação, valorização e democratização.

Património_4 2019-07-19.jpg

Miguel Tiago denunciou a situação de subfinanciamento do património cultural, principalmente dos museus, mas também a situação de precariedade laboral que domina o sector. Uma grande parte dos trabalhadores dos museus e monumentos prestam serviço ao abrigo de instrumentos de contratação precária e mal paga. Os contratos de emprego-inserção são um exemplo disso mesmo. A CDU tem vindo a propor a integração de todos estes trabalhadores nas instituições para que trabalham, assim também permitindo a manutenção de um fluxo de saber entre os trabalhadores, impedindo que se percam os conhecimentos, a investigação e as práticas dos trabalhadores do património nacional.

Apresentação Lamego de Alexandre Hoffman 2019-07

CDU apresenta segundo candidato pelo Distrito em Lamego

Alexandre Hoffmann Castela foi apresentado por João Figueiredo, numa iniciativa que contou com a presença do cabeça-de-lista da CDU e de largas dezenas de jovens de Lamego.

Apresentação Lamego de Alexandre Hoffman_11 2019

O candidato afirmou que "estas eleições surgem numa altura de particular sensibilidade da vida nacional e, portanto, é chegada a hora de fazer uma escolha: ou seguir na linha dos avanços e conquista de direitos; ou regredir e dar espaço às políticas de direita que se imporá com novos ataques aos trabalhadores, aos serviços públicos e ao povo português". O segundo candidato relembrou os avanços da última legislatura, com implicações nacionais mas também para o distrito, e referiu as principais propostas da CDU para a nova legislatura, lembrando por fim que "este é um programa que cumprirá entre outras coisas, a necessidade de criar condições para que se possa viver e ter vida no interior com igualdade de direitos. Que se possa estudar, estabelecer-se e ter filhos nos centros urbanos do interior ou nas suas zonas rurais. E, isso é cumprir abril e o sonho de abril" e terminou reforçando a confiança com que a CDU avança para esta campanha, "partimos com a certeza de que queremos batalhar e disputar deputados neste círculo eleitoral, partimos com a certeza absoluta que avançar é preciso, andar para trás não!"

Apresentação Lamego de Alexandre Hoffman_8 2019-

No final da iniciativa, Miguel Tiago afirmou que "o distrito não está condenado a ser conhecido por todo o país como uma região de atraso, como "cavaquistão" e temos nas nossas mãos a chave para nos libertar dessa amarra", além disso, relembrou que "estaremos a eleger 230 deputados para a Assembleia da República e não um primeiro-ministro. Só com mais deputados da CDU poderemos conquistar novos avanços e defender as conquistas do últimos quatro anos".

Apresentação Lamego de Alexandre Hoffman_1 2019-

Viseu, 22 de Julho de 2019