O IP 3, é consensualmente considerado como a ligação mais curta entre Coimbra e Viseu, como o troço que maior carga de trânsito tem na região centro, quer de ligeiros, quer de pesados, especialmente de mercadorias – com 18.000 veículos por dia nalguns troços – e que, complementado com o IC6 e com o IC12, melhor se articula com as restantes vias, de norte para sul e do litoral para o interior, sendo o acesso mais rápido para o Noroeste e para Espanha, afigurando-se também como a solução mais económica para o país.
O IP3 sem portagens, com os acessos às povoações e aos núcleos industriais, é o principal eixo rodoviário ao serviço desta região, do seu tecido empresarial e das suas populações.
É também opinião geral, que é culpa das más condições da estrada, grande parte da grave e elevada sinistralidade existente.
Sem investimento nem manutenção eficaz e permanente, a estrada degradou-se assustadoramente nos últimos anos, deixando de cumprir eficazmente a sua função.
Considerando a importância desta via para a mobilidade e desenvolvimento da Região Centro e considerando o grau de degradação desta estrada e o consequente aumento dos perigos e da sinistralidade, a Assembleia Municipal de Viseu, aprova a seguinte Moçãodirigida aos Exmº Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmº Senhor Primeiro Ministro, Exmº Senhor Ministro do Planeamento e das Infraestruturas:
1.Que se proceda com urgência à reparação do piso em toda a extensão da via, que se colmatem as brechas no pavimento, em especial no troço da Espinheira e Souselas, se nivelem as plataformas onde se verifiquem abatimentos e se reforcem e reparem barreiras e taludes;
2. Que se estabilizem os taludes afetados pelos incêndios;
3. Que se corrijam os graves problemas de segurança nas curvas mais apertadas, nas inclinações acentuadas, nas zonas onde se formam lençóis de água, nos estrangulamentos de via, causadores de colisões e despistes, muitos deles fatais;
3. Que se alargue para as 4 faixas e se instale o separador central em toda a extensão do IP3;
4. Que se melhorem os nós de acesso às povoações e às zonas industriais, de modo a eliminar os cruzamentos de nível, e se construam os caminhos paralelos para acesso às propriedades;
5. Que se mantenha o IP3 ao serviço da economia do País e da elevação da qualidade de vida das populações que serve, livre de portagens e com os níveis de segurança exigidos para o volume de tráfego que tem.
Que uma vez aprovada, desta Moção se dê conhecimento aos órgãos de comunicação social e ás associações que protagonizam o abaixo-assinado que corre com o mesmo fim.
Viseu, 26 de Fevereiro de 2018
A Eleita da CDU na Assembleia Municipal de Viseu
Filomena Pires