Boa tarde, camaradas, companheiros, amigos e comunicação social aqui presente!
Apresentamos aqui, hoje, os primeiros candidatos aos órgãos autárquicos: Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Sátão, bem como o mandatário concelhio da CDU.
Esta candidatura à Câmara Municipal, por mim encabeçada, traduz-se numa forma de, entre outros objetivos, concretizar linhas básicas, como:
- Dar continuidade à luta pela reposição de Freguesias, que neste concelho passaram de 12 a 9;
- Combater a forma hipócrita como se mostrou resolver o velho problema da discriminação das regiões do interior, com a criação das Comunidades Intermunicipais (CIM) - O município de Sátão, juntamente com Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e Vila Nova de Paiva faz parte da CIM Dão Lafões - esvaziando ou acabando com serviços que deveriam ser garantidos pelo Estado Central, ao invés de implementar um verdadeiro processo de Regionalização conforme prevista na Constituição, através da passagem de poder efetivo de decisão para os órgãos democraticamente eleitos e representativos;
- Lutar pela construção de uma rede de ETARs que permita salvaguardar a qualidade dos recursos hídricos existentes e a despoluição dos cursos de água, assunto que, neste concelho, assume dimensões muito graves;
- Valorizar a proteção da floresta, salvaguardando os direitos e as aspirações das populações que com ela convivem;
- Investir numa política ativa de educação ambiental junto da população em geral, com especial incisão na Juventude;
- Assumir verdadeiramente a defesa de todos os serviços públicos de proximidade:
- A Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Sátão já não tem, há muito, serviços de urgências, também falta de recursos humanos e materiais, o que obriga toda a população a recorrer ao Hospital de Viseu em espera por horas intermináveis.
- A Casa da Cultura é subaproveitada na verdadeira aceção do termo “cultura”.
- O Juízo de Sátão (erradamente chamado Tribunal) que, já com a 1.ª reforma judicial, deixou de ser comarca, passando a ser uma extensão do Tribunal de Viseu, apenas com competência para determinada(s) matéria(s). Recentemente, foi dada a informação que passaria a ser um mero Juízo de Proximidade como medida economicista, atendendo ao número de pendências (processos) e para reduzir pessoal.
- Contribuir, através da sua intervenção, para a discussão e resolução dos anseios e problemas concretos da população deste concelho (criando emprego, mais indústrias que privilegiem as produções locais na região com respeito pelos direitos dos trabalhadores e do meio ambiente, com parques industriais com as infraestruturas adequadas e terrenos com preços acessíveis às micro, pequenas e médias empresas. defender a agricultura, a floresta e os baldios como património das populações e valorizar os nossos produtos de qualidade, defender o comércio tradicional e os feirantes, valorizar a indústria hoteleira e desenvolver o turismo).
A candidatura da CDU é essencial para trazer rigor na gestão. Assegurar honestidade na gestão e na administração dos bens e dinheiros públicos. Afirmar competência nas decisões cruciais para o desenvolvimento sustentado do Concelho de Sátão, com audição permanente dos órgãos autárquicos e das populações.
Com a honestidade que é apanágio da CDU, denunciaremos desvios e ruinosos compromissos e lutaremos pela criteriosa aplicação de cada cêntimo do dinheiro público.
Para que isto seja possível é fundamental o aumento significativo de votação na CDU e a eleição de candidatos da CDU, na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia.
Viva a CDU!
Viva o concelho de Sátão!