No período antes da ordem do dia, o eleito da CDU na Assembleia Municipal de Lamego João Pedro Melo, voltou a questionar o Presidente da Câmara, Francisco Lopes, sobre a existência de condições de utilização do Pavilhão Multiusos. Na sua resposta o autarca do PSD afirmou que o problema de utilização está ultrapassado já que o Pavilhão se encontra com todas as vistorias, pareceres e documentos legalizadas para se proceder à realização de todos os eventos.
Quanto á colocação das casas de banho para os feirantes proposta esta apresentada pela CDU já há dois anos que foi votada favoravelmente por toda assembleia, respondeu o Presidente da Câmara que o problema já estava resolvido com a abertura das casas de banho da virgula do Pavilhão Multiusos.
Na ordem do dia
O eleito da CDU colocou a questão das Moções apresentadas por esta força política na AM de Abril sobre o 25 de Abril e a reposição das freguesias ambas reprovadas. «Deixou-nos incrédulos perante tal posição da maioria desta Assembleia Municipal aqui se vê a falta de cultura democrática daqueles que foram eleitos pelo povo.».
A CDU voltou a insistir na necessidade de alterar os critérios da alienação dos edifícios das escolas devolutas,bem como da venda de algumas escolas a privado.
Quanto à circulação e às alterações de trânsito na baixa da cidade de Lamego, João Pedro Melo sublinhou que os mesmos têm causado imensos transtornos as pessoas.
A CDU propôs, que em todas as reuniões - quer do Executivo Camarário, quer da Assembleia Municipal -, que a água engarrafada que se consome nestas reuniões fosse das fontes de Lamego, que é de muito boa e de qualidade, e evitar gastos supérfluos e um aumento de poluição.
O Presidente da Assembleia Municipal, apresentou uma proposta sobre a participação e adesão à Associação Nacional de Assembleias Municipais. A CDU numa análise aos documentos considera que deixam grandes dúvidas quanto à sua génese e à sua utilidade. Por isso a sua posição foi desfavorável à proposta: No mesmo sentido peonunciaram-se os deputados eleitos do PS. O PSD acabou por considerar que se devia ponderar melhor a sua entrada.
Lamego, 24 de Junho de 2016