Assunto: Estação de Tratamento de Águas Residuais em Passos de Silgueiros
Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia Municipal de Viseu
No âmbito das funções e direitos que me são conferidos enquanto membro desta Assembleia Municipal, venho junto de Vª Ex.ª solicitar informação relativa à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Passos de Silgueiros.
A ETAR, construída em 1998, tem exposto os habitantes a um conjunto de problemas ambientais, entre os quais os maus cheiros que se intensificam durante a noite, em dias de nevoeiro e no verão. Está a funcionar a céu aberto, com várias lagoas, a cerca de 50 metros das habitações, com licenciamento camarário. Os efluentes descarregados na linha de água que integra a bacia hidrográfica da ribeira de Asnes, apresentam cor escurecida e envolvida numa mancha branca e espumosa. Apesar de, na opinião dos técnicos, se verificar o cumprimento dos valores de emissão legalmente estabelecidos, quem ali vive tem-se deparado com o aumento de melgas e outros insetos, que têm provocado problemas de saúde à população, um problema que é permanente apesar de ter picos de intensidade.
A ser verdade, que a Águas de Viseu tem em curso um estudo de desativação desta ETAR e da sua ligação à ETAR Viseu Sul, gostaríamos de saber para quando está prevista a resolução deste problema.
Viseu, 29 de Fevereiro, de 2016
A eleita pela CDU