Por iniciativa de Francisco Almeida, cabeça de lista da CDU no Círculo Eleitoral de Viseu e com a participação de Agostinho Lopes, ex-deputado do PCP e da Comissão de Agricultura da Assembleia da República, vai realizar-se Terça-feira, dia 29/09, pelas 11 horas, na Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, uma reunião de produtores pecuários, de frutas e vinhos, bem como de dirigentes de ADS (Agrupamentos de Defesa Sanitária, agora designados OPS).
O objectivo desta reunião é, partindo do excelente exemplo de gestão e projecção económica da Cooperativa Agrícola do Távora, debater as propostas da CDU para estes sectores e ouvir dos interessados, opiniões sobre formas de valorizar a produção agrícola local, para a transformar num factor de sustentabilidade económica e fixação de pessoas aos seus lugares de origem.
Ainda Terça-feira, mas às 18 horas, Agostinho Lopes, com os candidatos da CDU por Viseu, vão encontra-se com vitivinicultores, em Folgosa do Douro, Armamar. Agostinho Lopes, foi de todos os deputados da Assembleia da República o que, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, mais projectos de lei, requerimentos e propostas apresentou sobre a Casa do Douro, a valorização dos vinhos de mesa durienses, a questão das aguardentes vínicas para incorporação na produção do vinho generoso, a defesa dos pequenos e médios vitivinicultores contra a investida na regulação dos preços e dominação do mercado das multinacionais e das casas exportadoras, a defesa da paisagem tradicional contra as surribas que destroem muros e o modo tradicional de implantação das vinhas num território que è Património da Humanidade.
Durante a tarde de Terça-feira, pelas 15 horas, os candidatos da CDU, acompanhados da Mandatária Distrital, Margarida Barbedo e de Agostinho Lopes, percorrerão as ruas da cidade de Lamego, em contacto com a população e com o comércio tradicional.
Hoje, Segunda-feira, dia28/09, a tarde dos candidatos da CDU é dedicado à visita a instituições que trabalham no apoio a pessoas portadoras de deficiência. Maria Emília Costa, Filomena Pires e João Serra, estarão às 15 horas na APPACDM e às 16,30 horas na APCV. Assegurar a igualdade de direitos de oportunidades no acesso à educação, ao desporto e à cultura, à segurança social e à saúde, contra as injustiças, desigualdades e discriminações sobre as pessoas deficientes, assegurar as condições necessárias a uma vida independente destes cidadãos, são as propostas da CDU.
Durante a manhã de Segunda-feira, dia 28/09, Francisco Almeida, João Serra, Miguel Martins, Isabel Souto, João Cordeiro, Filomena Pires, Isabel Veiga, José Roque Cruz e Pedro Pina Nóbrega, estão em campanha nas feiras de Tondela, Oliveira de Frades e Castro Daire.
No fim de semana multiplicaram-se as acções de campanha que demonstraram um crescente apoio á CDU, vindo de vários sectores, incluindo de muitas pessoas desiludidas com a política de direita.
Francisco Almeida, José Roque Cruz e João Serra, reuniram em Mangualde com a Comissão de Trabalhadores da Citroen. Antes, pela manhã, na Escola do Viso, Francisco Almeida, Filomena Pires, João Serra e outros candidatos distribuíram aos pais dos alunos um folheto denunciando as tropelias cometidas pelo Governo PSD/CDS contra a Escola Pública.
No Sábado, dia 26/09, no Rossio, em Viseu, as candidatas mulheres na lista da CDU Viseu, realizaram durante a manhã uma Tribuna Pública, com a distribuição de um documento específico “Pela concretização dos Direitos das Mulheres na Lei e na Vida”, com vista a assegurar a participação das mulheres em igualdade.
De Tabuaço a Cinfães, de Santar às freguesias de Nelas, Viseu, S. Pedro do Sul, Tondela, Penalva do Castelo, Tarouca, Oliveira de Frades, Vouzela, os candidatos e activistas da CDU desdobram-se no contacto com as populações, levando as nossas propostas a milhares de pessoas, na afirmação de que a coligação da direita vai sofrer uma pesada derrota e de que só o voto na CDU assegurará uma alternativa política, patriótica e de esquerda e a derrota das políticas de direita.
Destaque para a recepção verificada na Expodemo, Sexta-feira, dia 25/09, em Moimenta da Beira, onde o cabeça de lista da CDU, Francisco Almeida, reconhecido por muitos populares, recebeu manifestações claras de simpatia e apoio. Um sinal de que os tempos estão a mudar também nas “terras do demo”.
Até ao fim da campanha estão previstas um conjunto de iniciativas de rua e institucionais, de que daremos conta em próxima nota de imprensa.
Viseu, 28/09/2015O Gabinete de Imprensa da CDU VIseu