Caro Presidente e Vereação da Câmara Municipal
Mais uma vez, nos é apresentado um mapa que nada a ver com o que foi deliberado por esta Assembleia Municipal sobre a organização dos Serviços, diga-se sob proposta da própria Câmara Municipal no mandato anterior.
Passado um ano, tendo prometido a reorganização dos serviços, esperava-se hoje discutíssemos e deliberássemos não só sobre o mapa pessoal mas também sobre uma nova organização dos serviços.
Mas mesmo, sem esta reorganização há aqui algo que não corresponde à realidade, e já no ano passado não correspondia. O Posto de Trabalho Engenheiro Florestal está na Divisão Técnica de Urbanismo e Habitação e o Gabinete Técnico Florestal está na Divisão Técnica de Salubridade, Comunicações, Transportes e Ambiente.
Para quando coragem para de uma vez por todas se assumir quem é quem, quem dirige o quê e reorganizar os serviços da Câmara Municipal. Faz sentido eternizar duas áreas cruciais, como a Administrativa e a Financeira, sem dirigentes… repito dirigentes, chefes de Divisão, não Coordenadores Técnicos, que por muita boa vontade e profissionalismo não tem aptidões para executar as tarefas que são próprias dos dirigentes. Porque não uni-las e dotá-las de um único dirigente?
Faz sentido haver uma Divisão com cinco funcionários, um deles chefe de Divisão? Porque não unir também as duas divisões técnicas?
Para não falar nos Gabinetes que foram criados ao arrepio da decisão da Assembleia Municipal cuja acção das suas equipas poderia ser optimizada e potencializada com a sua incorporação numa das divisões e numa nova equipa multidisciplinar articulando as diversas áreas de actuação nos domínio Social, Cultural, Turistico, Tempos Livres e Desporto.
Como referimos no início desta sessão, quando se muda… muda-se para melhor… não para ficar na mesma!
Por fim uma questão concreta, acha mesmo necessário um novo Fiscal Municipal? Porquê?
Penalva do Castelo, 12/12/2014
O Eleito da CDU
Pedro Pina Nóbrega