A DORV do PCP, vem publicamente manifestar o seu apoio à Concentração promovida pelo Movimento de Cidadãos pelo Centro Histórico e pela Associação de Comerciantes, no dia 2 de Março, reivindicando a instalação da Loja do Cidadão no Centro Histórico da Cidade.

De há muito que a revitalização do Centro Histórico daCidade de Viseu, está na ordem de preocupações do PCP. Em Outubro último, anossa deputada no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo, deslocou-se à cidade comum programa de trabalho voltado exclusivamente para a auscultação dos problemasdo comércio tradicional instalado nesta zona, tendo mantido reuniões detrabalho com o Movimento de Cidadãos e com a Associação de Comerciantes econtactado directamente diversos comerciantes, de que resultou um conjunto deperguntas feitas à Comissão Europeia, em Bruxelas.

Também os nossos deputados na Assembleia da República,Miguel Tiago e Agostinho Lopes, têm acompanhado de perto esta questão,requerendo ao Governo medidas concretas para a revitalização deste espaço vitalda cidade e de apoio aos comerciantes, ao mesmo tempo que criticam olicenciamento desenfreado de grandes superfícies comerciais, que têm invadido oconcelho.

Para a DOR Viseu do PCP, esta justa reclamação pelainstalação da Loja do Cidadão no Centro Histórico, não deve fazer esquecer anecessidade de um plano integrado de desenvolvimento para a zona, que envolva aCâmara e o Governo e aposte na reabilitação patrimonial, na captação de novosmoradores, na valorização e dinamização dos espaços culturais, na promoção deiniciativas e eventos que atraiam regularmente pessoas a todo este espaço. Sóassim será possível salvar o Centro Histórico do manifesto abandono a que temestado votado.

Contacto– 91 9930018 (João Abreu)