Na próxima Segunda-feira, dia 16 de Abril, o deputado do PCP na Assembleia da República, Miguel Tiago, efectuará uma visita ao Centro de Saúde e ao Hospital de Tondela, respectivamente às 11 horas e às 12 horas, para se inteirar da situação de falta de médicos de família e enfermeiros que está a afectar drasticamente os utentes destes serviços públicos de saúde.
Os serviços de proximidade são condição essencial para garantir o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde.
O encerramento no Distrito de Viseu de serviços SAP, urgências hospitalares, Maternidade, Extensões e postos de saúde, a redução das horas de atendimento, a falta de médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar – são um escandaloso atentado à qualidade de vida da população e contribuem decisivamente para aumentar a desertificação humana e o abandono das terras do interior. O Distrito e o País não merecem esse desprezo do Governo PSD/CDS-PP pelo bem mais precioso da pessoa humana: a saúde.
O PCP manifesta a sua inteira solidariedade às populações afectadas e fará tudo o que estiver ao seu alcance pela manutenção e melhoria dos serviços de saúde de proximidade, pela salvaguarda dessa preciosa conquista do 25 de Abril que foi o Serviço Nacional de Saúde, público e ao serviço de toda a população.
Viseu, 15/04/2012
O Gabinete de Imprensa da DORV