Conhecedores da situação vivida na Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa, o PCP fez deslocar a esta localidade, no passado dia 26 de Março, o seu deputado na Assembleia da República,Miguel Tiago, que reuniu com a população que o esperava no local.
De viva voz os presentes foram apresentando as suas justas razões, que passavam, em primeiro lugar, pela colocação do médico em falta.
A população servida pela Extensão de Santa Cruz da Trapa, que abrange igualmente as freguesias de S. Cristóvão de Lafões, Manhouce, Valadares, Serrazes e Carvalhais, encontrava-se privada de um médico de família desde o pretérito mês de Novembro de 2017, quando a médica que servia os cidadãos inscritos naquela extensão de Saúde foi transferida, agravando o problema que se arrasta desde 2015,
No fim da reunião espontânea, o PCP reafirmou o papel insubstituível da luta da população para solucionar o problema e reiterou o seu compromisso de tudo fazer, na Assembleia da República, junto do Governo e localmente, para que a Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa, volte a dispor de dois médicos em permanência.
Na reunião que o Deputado do PCPa seguir manteve no SUB de S. Pedro do Sul, participou o Dr. Luís Soveral, Director do ACES Dão Lafões, que foi confrontado directamente por Miguel Tiago, com a grave situação vivida pelos utentes da Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa.
Perante a insistência da delegação do PCP, o Dr. Luís Soveral, garantiu que, dia 2 de Abril, entraria ao serviço na Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa, um novo médico em permanência.
Conferida a promessa feita, podemos anunciar que ela foi cumprida. A Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa, abriu hoje portas, com mais uma médica para dar resposta aos cuidados de saúde primários da população.
É uma óptima prenda de Páscoa, conquistada pela luta consequente da população, confirmando pela prática, mais uma vez, que VALE SEMPRE A PENA LUTAR!
Para que esta medida não tenha um caracter transitório, o Deputado do PCP, Miguel Tiago, dirigiu ao Senhor Ministro da Saúde, logo na Terça-feira, dia 27 de Março, as seguintes perguntas:
1 – Tem o Senhor Ministro conhecimento da falta de um médico na Extensão de Saúde de Stª Cruz da Trapa?
2 – Que medidas tomará o Governo para assegurar a estabilização da situação, acautelando a presença mínima de dois médicos na Extensão de Saúde de Stª Cruz da Trapa?
Em S. Pedro do Sul, no Distrito e no País, as populações e os trabalhadores podem sempre contar com a solidariedade e apoio activo do PCP.
S. Pedro do Sul, 2 de Abril de 2018.
Comissão Concelhia de S. Pedro do Sul do PCP