Nosúltimos 10 anos, dirigentes e responsáveis do ACeS Dão Lafões assumiram repetidamente dois compromissos. Quer perante a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde, quer perante deputados do PCP, quer perante a população de Penalva do Castelo.
- Nenhum médico seria autorizado a sair, a menos que estivesse garantida a sua substituição;
- Estaria fora de causa alterar os horários das urgências.
Infelizmente NENHUM destes compromissos foi cumprido.
Assim:
- Continuamos a ter utentes sem médico de família.
- O horário de atendimento foi reduzido.
- O Serviço de Atendimento Complementar foi extinto.
Com a saída de 2 médicos nos últimos 2 meses e com as férias de um terceiro, a partir da próxima semana, na prática, haverá apenas 2 médicos - quando deveriam ser cinco - a assegurar todo o serviço!
Hoje já há receitas de medicamentos para doenças crónicas por passar.
Esta situação é absolutamente insustentável, inadmissível e desrespeitadora do direito à saúde!
Os dirigentes do ACeS Dão Lafões e da Administração Regional de Saúde do Centro tiveram conhecimento prévio, com pelo menos 60 dias de antecedência, dos pedidos de saída dos dois clínicos.
Os utentes do Centro de Saúde, esses, foram apanhados de surpresa. A população de Penalva do Castelo merece mais respeito.
O que é que a Câmara está a fazer? Sabendo da situação, não se conhece nenhuma posição pública. E como quem cala, consente, ficamos ainda mais preocupados.
Estas políticas põem em causa o espirito e o objectivo central do Serviço Nacional de Saúde: prestar cuidados de saúde de proximidade, com qualidade e eficiência a todos os utentes.
É urgente e imperioso que os responsáveis pela manutenção deste estado de coisas assumam as suas responsabilidades. E sejam penalizados pelos seus actos.
A saúde dos utentes do Centro de Saúde de Penalva do Castelo não pode andar ao sabor de erros de burocráticos e de gestão.
De imediato será lançado um abaixo-assinado com as nossas exigências.
Basta de políticas que só querem poupar dinheiro!
Queremos ser tratados como cidadãos de primeira!
Há que repor desde já o normal funcionamento do Centro de Saúde!
Penalva do Castelo, 11 de Outubro de 2017
Comissão Concelhia de Penalva do Castelo do Partido Comunista Português