Imprimir
Categoria: Penalva do Castelo

Editorial

Nestes últimos meses Penalva do Castelo tem andado nas bocas do mundo muitas vezes pelas piores razões. O curioso, ou talvez não, é que a acção da Câmara aparece sempre envolvida. Senão vejamos.

Pais dos alunos de Germil protestaram contra a tentativa de encerramento da escola sem aviso; escola em obras dita aulas na junta de Castelo de Penalva; Penalva é o sexto concelho com pior qualidade de água; O título de pior escola do distrito é atribuído à Escola de Penalva do Castelo; Leonídio Monteiro afirma que a legislação sobre o transporte de crianças é demasiado rígida; e que “o concelho de Penalva do Castelo está já dotado com as infra-estruturas que permitem proporcionar uma crescente qualidade de vida aos seus habitantes”.

Nem uma medida positiva, embora com pouco impacto real no dia a dia das pessoas, como a redução em 2,5% no IRS., apaga esta realidade.

Face às críticas construtivas da CDU, quer a nível concelhio, quer nas freguesias, em particular em Real, a resposta é sempre a mesma: eleitoralismo nosso. É o que se chama confundir o toucinho com a velocidade. Eleitoralismo a dois anos de distância (as próximas eleições são em 2009)? Ou será antes medo da denúncia das situações e da apresentação constante de propostas alternativas por parte da CDU?

Acção CDU

No que respeita ao ETAR da Ribeira finalmente as obras já começaram. Mas mal. Rebentaram com um cano de esgoto que esteve a correr a céu aberto e para o rio Ludares durante vários dias. Cortaram o caminho sem sinalizarem a situação. As valas abertas foram deixadas sem qualquer vedação de segurança, constituindo um perigo para as crianças que têm um parque infantil a poucos metros.

Na sessão de Setembro da Assembleia de Freguesia de Real o Grupo de Representantes da CDU apresentou várias propostas relativas às Opções do Plano em 2008. Destacamos a de auscultação da população sobre a proposta de Orçamento e do Plano de Actividades, a de colaboração com a Associação de Desenvolvimento do Dão na elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Local e a manutenção das propostas apresentadas desde o início do mandato à Junta de Freguesia.

Por iniciativa da CDU está quase concluído um pequeno livro sobre a freguesia. Seguir-se-á a um projecto de sinalização histórico-cultural e uma exposição itinerante. Esta exposição será composta por poster’s onde se fará um retrato da história da freguesia e do seu património cultural.

Toda a actividade e muito mais pode ser visto no sítio na Internet em http://cduemreal.no.sapo.pt/.

Notícia

No passado dia 13 de Outubro realizou-se na Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu, um Encontro/Debate subordinado ao tema «Distrito de Viseu – Outro Rumo, Nova Política ao Serviço do Povo e do País», que contou com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP. A Comissão Concelhia do PCP de Penalva do Castelo apresentou uma análise das questões sociais e económicas mais relevantes no concelho.

O texto integral pode ser visto na Internet em: http://ocastendo.blogs.sapo.pt/80926.htmlhttp://ocastendo.blogs.sapo.pt/80926.html 

Executivo Camarário: Balanço de dois Anos de Actividade

Na Assembleia Municipal do passado mês de Setembro António Vilarigues, fez uma intervenção em nome da CDU.

Nela se fez o enunciado dos erros políticos e de simples gestão em que o executivo camarário tem sido pródigo nestes dois anos:

O marasmo, a gestão sem visão estratégica, a política de favores e compadrios, a informação pouco atempada e transparente, os requerimentos sem resposta durante meses a fio. A política de subsídios a granel, os gabinetes, os secretários e os adjuntos.

O sistemático atraso nas respostas às iniciativas do poder central atentatórias do município, com realce para a lei das finanças locais, o funcionamento e a construção do centro de saúde, a intervenção na vila da Estradas de Portugal.

O abastecimento de água em deficientes condições de salubridade, com o sistemático não cumprimento dos parâmetros nas análises. O não respeito pela legislação em vigor relativamente à recolha do lixo e a não limpeza dos caixotes do lixo durante quase dois anos. O saneamento básico e as fossas.

A existência de transportes escolares a serem efectuados totalmente à margem da lei. As obras que só avançam quando as populações se manifestam. As construções que avançam ainda antes dos loteamentos estarem aprovados. O loteamento industrial adquirido a preços acima dos de mercado. Os lotes camarários vendidos a preços exorbitantes.

As embrulhadas com o património, a protecção civil, a segurança rodoviária, o regulamento das piscinas, o livro de reclamações, as comissões de inquérito «fantasmas». As confusões, com laivos de ilegalidades, relativas às taxas de publicidade.

A alternativa a este estado de coisas existe e é possível. A CDU mantém diariamente bem vivo o compromisso que assumiu com os munícipes penalvenses de tudo fazer para promover o desenvolvimento equilibrado e sustentado do nosso concelho.

O que se passa?

Ainda não é desta que as obras estão prontas! O executivo da Câmara de Penalva do Castelo, na sua reunião pública de 28 de Setembro, aprovou, com um voto contra, a prorrogação do prazo de construção da estrada Pindo, Roriz, Lusinde e Santa Eulália. Desta feita até Março de 2008. Estamos cá para ver se é a última...

O Presidente da Câmara anda há meses (muitos) para responder ao pedido de audiência feito pelo Presidente da Associação Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo. O conceito de “relações institucionais” é desconhecido?

No passado dia 26 de Junho procedeu-se à votação de uma proposta para alterar o horário das reuniões da Assembleia Municipal das 14h30m para uma hora pós-laboral. A mesma foi rejeitada por 13 votos contra, 9 a favor e 2 abstenções. Nem o voto a favor do Presidente da AM os comoveu. Pelos vistos há deputados municipais que se esquecem que foram eleitos pelo povo, para servirem esse mesmo povo que os elegeu.