Editorial

Comemoraram-se neste mês de Março os dias mundiais da Água e da Floresta. Os contributos da nossa Câmara foram exemplares…

Há dezoito meses (!!!) que os caixotes do lixo do nosso concelho não são limpos. É obra! Dizem-nos que estão à espera de adquirir uma viatura própria a meias com outros concelhos. E até lá? Nada se faz?

Um temporal provocou danos graves na bomba de extracção de água na freguesia de Germil. Vai daí a Câmara, sem informar ninguém, opta por retirar água (?) da fossa próxima e introduzi-la na rede de abastecimento. E isto durante os 5 dias que durou a reparação da avaria. A população nem sequer foi avisada que deveria ferver a água. Como exemplo de irresponsabilidade é difícil de encontrar pior.

Para cúmulo a maioria das análises da rede pública de abastecimento de água do concelho indicam que esta está imprópria. Em alguns locais esta situação arrasta-se há semanas. A Câmara não só não informa (por lei os resultados das análises devem ser afixados em locais públicos), como nada faz para corrigir esta situação. E ainda nos quer convencer, em pleno século XXI, que sempre que chove muito esta situação é inevitável!

Acção CDU

A 20 de Novembro de 2006 o Grupo de Representantes da CDU na freguesia de Real remeteu à Câmara nove ofícios. Neles se solicitava resposta a outros tantos ofícios anteriormente enviados e que nunca tiveram resposta. Ou tiveram uma reposta vaga.

Neles são tratados assuntos importantes para a freguesia. Eis alguns dos problemas: qualidade da água da rede pública; esgoto a transbordar em caminho público; segurança no transporte escolar.

Curiosamente, ou talvez não, apesar de a CDU não ter tido resposta a várias reivindicações para a melhoria do bem-estar da população, ou da mesma ter sido negativa, o que é certo é que algumas foram atendidas.

Eis a lista: modernização administrativa; tampas mal seladas das fossas da Ribeira; ameaça de ruína em casa de habitação na Ribeira; fossas da Ribeira/ETAR da Ribeira; divulgação das sessões da Assembleia Municipal; acessibilidades à Junta de Freguesia; limpeza das vitrinas de afixação da informação; iluminação da Rua do Minério.

Será que a Câmara Municipal ou a Junta de Freguesia têm vergonha em aceitar as propostas da CDU para a melhoria do bem-estar das populações?

Toda a actividade e muito mais pode ser visto no sítio na Internet em http://cduemreal.no.sapo.pt/.

Notícia
Realizou-se no dia 28 de Janeiro a I Assembleia da Organização Concelhia de Penalva do Castelo do PCP. O organismo de direcção eleito ficou composto por 8 elementos. A direcção eleita decidiu que as futuras reuniões da Comissão Concelhia serão mensais e descentralizadas, rodando a sua localização entre as diferentes freguesias. A reunião de Fevereiro efectuou-se no Pindo e a de Março em Real.

Executivo Camarário: Tudo na Mesma

Está visto. A maioria do executivo camarário, do PSD/CDS, não consegue sair da cepa torta.

Continua o marasmo, a gestão sem visão estratégica, a política de favores e compadrios, a informação pouco atempada e transparente, as trapalhadas.

Os exemplos, infelizmente abundam e o espaço deste boletim não dá para os comentar. Seria preciso um jornal!

Ele é, como referimos neste número, o abastecimento de água, a limpeza dos caixotes do lixo, os requerimentos sem resposta.

Ele é, como denunciámos no número anterior, a existência de transportes escolares a serem efectuados totalmente à margem da lei.

Ele é, como contámos no Boletim nº 2, as obras que só avançam quando as populações se manifestam.

Ele é as construções que avançam ainda antes dos loteamentos estarem aprovados.

Ele é o loteamento industrial, os lotes camarários, o património, o saneamento básico, as fossas.

Ele é a política de subsídios, os gabinetes, os secretários e os adjuntos, a “Conta e Relatório de Gestão de 2006”, etc., etc., etc.

Mas a alternativa a este estado de coisas existe e é possível.

A CDU tem-se afirmado — como largamente é reconhecido, mesmo entre adversários, como uma força associada ao que de melhor e mais inovador tem sido feito na gestão das autarquias.

Penalva do Castelo pode contar connosco!

Importante VITÓRIA!

Dois mil e seiscentos e oitenta e oito cidadãos do concelho, um em cada três, assinaram o abaixo-assinado em defesa do nosso Centro de Saúde. Penalva do Castelo está, pois, de parabéns. A sua população mostrou que sabe bem o que quer e que está disposta a lutar para o alcançar!

Em consequência da luta expressa neste abaixo-assinado o essencial das reivindicações nele contidas foi satisfeito.

Referimo-nos à não saída de médicos do Centro de Saúde, a menos que esteja garantida a sua substituição. À não alteração do horário das urgências. Ao início, muito em breve, da construção do novo Centro de Saúde.

A CDU esteve e estará sempre presente na defesa dos interesses das populações e solidária com as suas justas reivindicações.