A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP tomou hoje conhecimento que os pais dos alunos da Escola EB Nº2 de Moimenta de Maceira Dão foram informados pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde de que a escola não abrirá no dia 16 de Setembro, data prevista para o inicio das actividades lectivas, por falta de professores.
Esta situação causará transtorno aos pais dos alunos no sentido de que serão obrigados a encontrar soluções de recurso para resolver o problema da ocupação dos filhos durante o dia, na medida em que a grande maioria terá de trabalhar.
Para além deste problema mais imediato são justas e legítimas as preocupações dos pais quanto aos próximos dias, dado que não há até ao momento qualquer informação sobre quando a escola poderá abrir.
O PCP denunciou já esta situação junto do Ministério da Educação e questionou o Ministro sobre a falta de professores nesta escola em concreto com a entrada de uma pergunta, hoje mesmo, na Assembleia da República.
Mangualde, 15 de Setembro de 2022
A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP
Pergunta do PCP na Assembleia da República
O PCP tomou conhecimento que os pais dos alunos da escola EB Nº 2 de Moimenta de Maceira Dão, concelho de Mangualde, foram informados pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, de que no primeiro dia previsto para atividades letivas, dia 16 de Setembro, a escola se encontrará encerrada por falta de professores.
É evidente que esta situação causará seguramente dificuldades de vária ordem aos pais, na medida em que terão de encontrar soluções, no imediato, para poderem ir trabalhar e os filhos
ficarem seguros durante o dia.
A par do problema criado no primeiro dia de aulas, persiste um quadro de incerteza quanto aos dias seguintes e legítimas preocupações dos pais.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição da República Portuguesa e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Educação o seguinte:
1. Quais os motivos que levaram a que o Governo não tivesse antecipadamente tomado as medidas necessárias para garantir a abertura da escola?
2. Que medidas vai o governo tomar, no imediato, para resolver a falta de professores na escola EB Nº2 de Moimenta de Maceira Dão, garantindo assim a sua abertura?