Imprimir
Categoria: Mangualde

CSaúde Mangualde 2021-03-01.jpg

A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP realizou hoje, pelas 10h30, junto ao Centro de Saúde de Mangualde, uma acção de luta pela reabertura e alargamento do horário das urgências neste concelho.

Esta iniciativa enquadrou-se na Acção Nacional do PCP “Pela defesa e reforço do SNS” tendo por objectivo mais do que denunciar problemas no SNS, evidenciar as medidas que constam no Orçamento do Estado para 2021 e que tardam em ser aplicadas. Medidas que contribuirão para a resolução dos problemas mais imediatos, fruto da situação epidémica que o país enfrenta, mas igualmente problemas estruturais que no futuro garantirão o direito universal de acesso aos cuidados de saúde de todos os portugueses em todo o território nacional.

No caso concreto do Centro de Saúde de Mangualde, desde o encerramento do SAP e a sua transformação em USF, que os mangualdenses se viram diminuídos no seu direito à saúde, desde logo, pela perda de um serviço de proximidade e essencial para aliviar o entupimento das urgências no Hospital de Viseu.

No actual contexto o que se impõe é a reabertura das urgências, evitando deslocações desnecessárias ao Hospital de Viseu, o alargamento do seu horário de funcionamento, 24h diárias, como forma de evitar concentrações de utentes e assim garantir um atendimento mais eficaz e rápido, dotar com os meios técnicos, humanos e materiais necessários à resposta da actual situação epidémica e à recuperação de atrasos no acompanhamento e tratamento a outras patologias.

Para o PCP a situação epidémica que se vive desde Março de 2020 evidenciou que é o SNS o principal factor quanto à garantia dos portugueses receberem o tratamento e cuidados de saúde adequados, sejam quais forem as circunstâncias. É assim necessário proceder ao investimento no SNS, reforço esse que passa pelo reforço e melhoria das condições de acesso à saúde dos magualdenses.

Foi esse o sentido das reivindicações lidas na iniciativa e entregues à Srª Coordenadora da USF de Mangualde.

Mangualde, 01 de Março de 2021

A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP