Perante o alarme da população, os prejuízos avultados causados aos agricultores e a manifesta inércia dos serviços do Ministério da Agricultura perante o que, tudo indica, serem ataques de lobos aos rebanhos e gado nas cercanias da Serra do Montemuro, a Comissão Concelhia de Cinfães do PCP, solicitou ao seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República que interpelasse o Governo sobre o assunto.
Em Anexo, o teor da Pergunta apresentada pelo Deputado do PCP, Miguel Tiago, à Srª Ministra da Agricultura e Mar.
"Exmª Senhora Ministra da Agricultura e Mar
Conforme tem sido amplamente noticiado pela comunicação social nacional, as populações do Concelho de Cinfães, que habitam nas cercanias da Serra do Montemuro, nomeadamente as das Freguesias de S. Cristóvão de Nogueira e Nespereira, estão profundamente alarmadas com os continuados ataques de alcateias de lobos aos seus rebanhos e gado (foram contabilizadas dezenas de ovelhas, cabras, vitelas, vacas e um pónei mortos). Ataques que estão a pôr em risco a sobrevivência económica de muitas explorações agrícolas familiares e a provocar um clima generalizado de medo e insegurança.
Em face da gravidade da situação, os agricultores afectados, realizaram duas concentrações com a população, para as quais convocaram a comunicação social, que teve oportunidade de visualizar ainda nos campos os animais abatidos pelos lobos.
Para além do receio pela sua integridade física, os habitantes das áreas abrangidas, exigem duas medidas imediatas por parte dos organismos governamentais: 1- o recenseamento dos animais que foram alvo dos ataques dos lobos; 2 – o desencadeamento dos procedimentos necessários à rápida indemnização dos agricultores pelos avultados prejuízos sofridos.
Atendendo a que é necessário, por um lado, pôr cobro aos ataques e por outro ressarcir os agricultores das cabeças de gado perdidas, o Grupo P. do PCP vem perguntar à Srª Ministra da Agricultura o seguinte:
1 – Tem o seu Ministério conhecimento destes graves acontecimentos, reportados ao ataque de pretensas alcateias de lobos aos rebanhos e gado nas cercanias da Serra do Montemuro, no Concelho de Cinfães?
2 – O que está a ser feito pelos serviços do seu Ministério para registar o número de cabeças de gado abatidas pelos lobos e proceder à justa indemnização dos seus proprietários?
3 – Num quadro em que os agricultores se vêm privados da sua principal fonte de rendimento, admite o seu Ministério ressarcir no imediato os agricultores através da reposição directa do efectivo pecuário perdido?
4 – Que tipo de monitorização das alcateias de Lobo Ibérico efectua o ICNF, na Serra do Montemuro e qual o recenseamento de que dispõe do número de exemplares ali existentes?
5 – Dispõe o ICNF na actualidade dos meios humanos, materiais e logísticos para efectuar a monitorização das populações de lobos existentes no País?
Atendendo ao profundo impacto económico e social desta grave situação para as populações serranas, requeremos uma intervenção urgente e com consequências práticas dos serviços do seu Ministério neste território, afim de tranquilizar as populações e indemnizar todos os que sofreram prejuízos no seu efectivo pecuário.“
Lisboa, 21/10/2014
O Deputado do PCP
Miguel Tiago