Imprimir
Categoria: O Grupo Parlamentar do PCP na AR e o Distrito de V

12-12-2020_3.jpg

Decorreu no passado dia 12, em Viseu, uma audição pública com trabalhadores da Cultura, “Situação e Perspectivas”, com a deputada na Assembleia da República Ana Mesquita.

Participaram trabalhadores e representantes de associações culturais do distrito, integrados em diferentes áreas de actividade (das artes plásticas, das artes do espectáculo e do património).

Esta reunião permitiu reunir dados concretos acerca das reais dificuldades com que os trabalhadores e as associações do sector se deparam no contexto actual. Uma situação de desresponsabilização do Estado, marcada pelo subfinanciamento crónico e pela total desfragmentação do sector.

12-12-2020_4.jpg

As consequências da ausência de medidas de apoio da Tutela na conjuntura actual e a falta de condições para a produção e a fruição culturais estão a pôr em causa a sobrevivência de várias estruturas culturais do distrito e a deixar muitos profissionais sem qualquer tipo de auxílio e sem perspectivas de futuro.

O PCP, pela voz da deputada Ana Mesquita, insistiu na necessidade de criar medidas excepcionais de protecção dos trabalhadores da Cultura e das Artes e de estratégias de apoio descentralizadas e alargadas às pequenas estruturas.

O PCP bateu-se pela inclusão de medidas de apoio ao sector no Orçamento do Estado, algumas consideradas, mas ainda insuficientes.

Nesta audição afirmou-se a necessidade e a urgência de insistir no objectivo de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura.

Viseu, 14 de Dezembro de 2020

Gabinete de Imprensa da DORViseu do PCP