Realizou-se um convívio sobre a Festa do «Avante!». no Mercado Municipal de Nelas, na tarde do último Domingo, 17 de Julho, por iniciativa da Comissão Interconcelhia Nelas /Carregal do Sal do PCP.
No Convívio participaram cerca de uma centena de camaradas e amigos da Festa do «Avante!», que puderam apreciar exposições de fotografias (uma do Fotógrafo Sérgio Saavedra - residente em Nelas), painéis com a evocação do Centenário da vida de Álvaro Cunhal, mostra de artesanato, momentos musicais, tudo acompanhado com serviço de bar, onde a organização disponibilizou, para além das bebidas, saborosos pitéus, onde pontificaram o caldo verde e as bifanas.
Esta iniciativa insere-se no programa anual de actividades da Comissão Inter-Concelhia Nelas/Carregal do Sal do PCP e visou dar a conhecer aos nelenses a Festa do «Avante!», que este ano assinala a sua 40ª Edição. Festa do «Avante!» que integrará pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo, adquirido graças à dedicação de milhares de militantes e amigos, que através da sua participação na campanha nacional de fundos contribuíram para que a Festa 2016 seja maior e melhor.
A divulgação do Programa da Festa também esteve presente neste Convívio de Nelas, com a passagem de vídeos sobre os nomes mais sonantes que marcarão presença nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, na Amora, Seixal, na 40ª edição da maior iniciativa político cultural que se realiza no nosso País.
Sérgio Godinho e Jorge Palma, Xutos e Pontapés, Ana Moura, Carlão, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Kátia Guerreiro, Quinteto Lisboa, UHF e mais centenas de músicos nacionais e vindos de todos os continentes, que trazem consigo à Festa os sons da música sinfónica à pop, do fado ao jaz, do funaná ao afrobeat.
“Não há Festa como esta” é uma expressão comum a todos os que por uma vez visitaram e fruíram a Festa do «Avante!». Gastronomia e artesanato regional e do mundo, dezenas de palcos, feira do livro e do disco, cinema, teatro, debates, desporto, muito convívio fazem da Festa do Avante a “terra da fraternidade” de que fala a canção. Três dias por apenas 23 euros, se a Entrada Permanente (EP), for adquirida antes do início da Festa. Esperamos por si!
Viseu, 18 de Julho de 2017
O Gabinete de Imprensa da DORV do PCP