«A todos os delegados e convidados presentes na IX Assembleia da Organização Regional de Viseu do PCP apresento as mais calorosas saudações.

Acabámos de tomar importantes decisões para o desenvolvimento do nosso trabalho em defesa dos trabalhadores e das populações, mas importantes decisões também visando o melhoramento do funcionamento e reforço do nosso Partido.

O apreciável trabalho que temos vindo a desenvolver, dá-nos a certeza que, com as decisões tomadas e com o rumo aqui definido, iremos dar novos e importantes passos na afirmação do nosso Partido e na elevação da sua acção e capacidade realizadora em favor dos trabalhadores e das populações desta região.

A Resolução Política agora aprovada dá-nos a dimensão da gravidade dos problemas deste distrito em resultado de uma política de direita, mas particularmente aponta um caminho de futuro com um de conjunto de propostas que são uma valiosa contribuição para responder às dificuldades que as populações deste distrito enfrentam.

Propostas para defender as actividades que garantam um modo de vida digno às suas populações, os seus direitos sociais essenciais e para conter e inverter esse negativo fenómeno de desertificação e de degradação económica e social a que continuamos assistir. »