A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu (CUSPSDV) tem vindo a desenvolver um conjunto de acções no distrito em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Durante toda a semana de 9 a 14 de Abril têm sido mantidos contactos com as populações e com os utentes dos diferentes serviços de saúde.
Um comunicado está a ser distribuído em todo o distrito e nomeadamente nos Centros de Saúde e unidades hospitalares dos concelhos de Viseu, Lamego, Mangualde, Tondela, Penalva do Castelo, Vila Nova de Paiva, Santa Comba Dão.
Diz o ministro da saúde que estão a fazer mais e melhor com menos dinheiro. É falso!
A redução no financiamento do SNS é realizada à custa do corte de direitos aos trabalhadores da saúde e da não disponibilização dos meios necessários ao bom funcionamento dos serviços.
É por isso que vários Centros de Saúde e unidades hospitalares do distrito de Viseu encerram serviços e funcionam deficientemente com falta de médicos, enfermeiros e pessoal administrativo.
Defender o SNS é a única forma de garantir o acesso de todos os portugueses aos cuidados de saúde.
Por isso uma numerosa delegação de utentes do SNS do distrito de Viseu dirá PRESENTE! no próximo dia 14 de Abril, em Coimbra, pelas 15h00m, na Rotunda dos Hospitais da Universidade.
Viseu, 11 de Abril de 2012
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu (CUSPSDV)