Praça da Greve: Rossio de Viseu

Assolado pelo desemprego, pelos baixos salários, por velhos e novos fluxos migratórios, pelo crescente afastamento das funções sociais do Estado, pela eliminação de serviços, pela ruína da agricultura, pela seca, pelas pragas e doenças da floresta e, claro, pela pior de todas as pragas, a política de direita, também o distrito de Viseu marcou presença nesta greve geral, contra a pobreza e o empobrecimento.

Desde os trabalhadores da PSA Peugeot/Citroen, em particular o 3.º turno, aos serviços de saúde (dois hospitais a 100%, durante a noite), aos transportes de passageiros (RBL a 90% e Trisan a 75%), aos tribunais (diversos tribunais a 50% e o Tribunal de Mangualde encerrado), aos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (média distrital de 50%), aos trabalhadores de recolha do lixo (65%), de varredura mecânica (100%) ou de obras (56%) da Câmara Municipal de Viseu aos trabalhadores da Educação, que conseguiram encerrar dezenas de escolas, esta foi uma grande greve geral no distrito de Viseu.

Uma greve geral, no entanto, muito diferente de outras: primeiro, porque foi feita num contexto económico-social de grande incerteza e insegurança com milhares de trabalhadores, que, apesar de reconhecerem as mil e uma razões para fazer a greve referiam não poder perder um dia de salário. Segundo, porque as pressões e os medos foram levados ao extremo (por exemplo, na PSA Peugeot/Citroen, vários trabalhadores referiam que os chefes de secção, exibindo o papel de apelo à greve, amedrontavam os trabalhadores com a insinuação/ameaça: «vejam lá no que se metem…»)

Esta foi, pois, uma greve geral que, mais do que outras, exigia uma maior consciência político-sindical e uma maior organização sindical no local de trabalho.

Foi, sem dúvida, uma grande greve geral. Na dimensão, no significado, nos efeitos e nas sementes que deixa para o futuro. Se assim não fosse, nem se perceberia o enorme esforço do Governo e do patronato (e da sua loquaz tropa de choque para a frente ideológica e propagandística) para minimizar a sua dimensão e efeitos.