Coube à Organização Concelhia de Viseu, no passado Domingo, 27 de Março, a vez de convidar os militantes e amigos a participar em duas importantes iniciativas inseridas no programa de comemorações do 90º Aniversário do Partido, que a DORV está a realizar.


O Hotel Durão foi o local escolhido. Nesse espaço, cerca das 11 da manhã, teve início um participado Colóquio. O tema em debate era os “90 Anos de Vida e de Luta do PCP”. Na intervenção inicial, o camarada Francisco Lopes, da Comissão Política, evidenciou aspectos do enquadramento histórico do nascimento do Partido.

Foram determinantes para a criação do PCP, a necessidade dos trabalhadores terem o seu Partido de classe e o exemplo da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917.


O papel do Partido na resistência ao fascismo e na criação das condições para a conquista da liberdade. Os documentos e orientações do VI Congresso e o Programa da Revolução Democrática e Nacional nele aprovado e a sua importância para as transformações revolucionárias que se verificaram a seguir ao 25 de Abril. A luta permanente do Partido contra a política de direita dos governos do PS, PSD e CDS. O Programa da Democracia Avançada no limiar do Século XXI. Os cinco traços identitários dos princípios e características do PCP. O valor da militância num partido revolucionário. Estes e outros aspectos foram tratados com profundidade e clareza pelo camarada Francisco Lopes e seguidos com toda a atenção pelos mais de 70 camaradas e amigos participantes.

Na fase de debate que se seguiu intervieram vários camaradas, que abordaram aspectos da exposição inicial mas também da situação política actual e o posicionamento do Partido em face das próximas eleições antecipadas. Só a necessidade de dar início ao Almoço Comemorativo fez com que o Colóquio tivesse se ser finalizado, numa demonstração inequívoca da riqueza do debate que se trava no seio do PCP.


O Almoço Comemorativo teve lugar no salão de festas do Hotel que os 120 participantes encheram por completo. Enquanto decorreu o Almoço, acompanhadas de música, foram sendo projectadas na parede imagens das muitas iniciativas protagonizadas ou influenciadas pelo Partido no Distrito de Viseu.

Num ambiente de grande alegria e camaradagem, chegou a hora das intervenções. Antes, na Banca instalada na entrada do recinto, vários camaradas aproveitaram para pagar as suas quotas e até receber o seu cartão. Houve, ali mesmo, um novo recrutamento para o Partido.


O Camarada Manuel Rodrigues, da DORV e do C. Central, interveio em nome da C. Concelhia de Viseu, saudando os participantes e falando das lutas locais em defesa dos serviços públicos de saúde e das escolas do 1º Ciclo. Lembrou também as próximas iniciativas, nomeadamente a Marcha Lenta do dia 8 de Abril, contra as portagens na A25 e na A24.

O camarada Francisco Lopes abordou os aspectos mais significativos da situação política nacional e internacional, destacando a responsabilidade do PS, PSD e CDS e das suas políticas na grave situação que o País vive. A necessidade de romper com a política de direita e de se encontrar um novo rumo para Portugal, com uma política patriótica e de esquerda, que liberte o país dos agiotas e especuladores, que apoie a produção nacional e valorize os salários e as pensões, foi apresentada pelo camarada como o principal desafio que se coloca ao povo português no futuro próximo.

A iniciativa acabou num ambiente de grande entusiasmo, com os presentes a entoar o Avante Camarada e a Internacional.

Viseu, 28 de Março de 2011