Imprimir
Categoria: Encontros

CDU Autárquicas 2021.jpg

As eleições autárquicas 2021 realizar-se-ão num quadro político, económico e social significativamente diferente das eleições autárquicas 2017.

Em 2017 a situação económica e social era marcada pela “nova fase da vida política nacional” e pela solução política resultante das eleições legislativas de 2015, que interrompeu o caminho de empobrecimento do país levado a cabo por PSD/CDS, encetou um rumo de reposição, recuperação e conquista de direitos e rendimentos dos trabalhadores e do povo, aumentou o consumo interno, determinante para o crescimento económico, mesmo que insuficiente.

Em 2021, as eleições autárquicas realizar-se-ão num contexto marcado pela crise sanitária da COVID-19 e pelas suas consequências económicas e sociais, num quadro de previsível agravamento das condições de vida da esmagadora maioria dos trabalhadores e do povo, por opção e insistência do Governo PS em não responder cabalmente aos problemas do País. Estas eleições autárquicas terão como pano de fundo a crise sanitária de que as forças políticas e seus protagonistas no poder autárquico no distrito de Viseu, aproveitarão para justificar o que não foi feito e sobrevalorizar as medidas de combate à crise sanitária, mesmo desconhecendo os impactos futuros no equilíbrio dos meios financeiros das autarquias.

O Encontro Regional de Viseu da CDU, procedeu ao balanço do trabalho realizado no último mandato, definiu objetivos políticos e eleitorais e estabeleceu o calendário de apoio ao trabalho eleitoral.

O Encontro Regional de Viseu da CDU, valoriza o papel e trabalho realizado pelos seus eleitos nos diferentes órgãos das autarquias locais, destaca o contacto com as populações na sua acção regular e reconhece a competência e empenho no levantamento e denúncia de problemas e proposta de soluções para os mais variados problemas das populações.

O Encontro Regional de Viseu da CDU, enquadrado pelos objectivos nacionais das forças que compõem a CDU, assume concorrer no distrito de Viseu, no quadro da Coligação Democrática Unitária, a todos os órgãos municipais, a pelo menos 150 freguesias, reforçar a sua influência eleitoral com mais votos, mais percentagem e mais mandatos.

O Encontro Regional de Viseu da CDU, estabelece, entre outros aspectos da preparação do processo eleitoral, proceder à apresentação de todos os primeiros candidatos aos órgãos autárquicos municipais entre o início de Maio e 15 de Junho.

O Encontro Regional de Viseu da CDU, considera as eleições autárquicas 2021 um importante momento de afirmação do seu projecto autárquico, reconhecido pelo Trabalho, Honestidade e Competência que caracteriza a sua intervenção, e saúda, desde já, todos os que ao longo destes meses se envolverão no seu reforço, garantia de defesa dos interesses e anseios das populações.

Mangualde, 10 de Abril de 2021

(aprovada por unanimidade)