Na Rua José Branquinho, em frente às antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Viseu, existem umas antigas oficinas abandonadas, cujas coberturas ameaçam ruína.
A evidente degradação do edifício e os manifestos perigos para a segurança e saúde públicas das pessoas que lhe estão inerentes, levou um conjunto de moradores a contactar a CDU, para manifestarem a sua preocupação.
Preocupação que decorre do aparecimento de ratos, cobras e outros bichos nas imediações, mas, sobretudo, da evidente deterioração das placas de amianto que cobrem os telhados e tombam dia a dia para o solo, com todas as negativas consequências para a saúde pública que a libertação de partículas desse material representa.
Não tendo a informação de que o edifício seja municipal, estando, por esse facto, a autarquia livre da responsabilidade direta pela resolução do problema, cabe, no entanto, ao Executivo, através da fiscalização municipal, a obrigação de notificar os eventuais proprietários, para proceder aos trabalhos de limpeza, remoção e manutenção do edifício.
Viseu, 27/09/2019
A Eleita da CDU na AM de Viseu
Filomena Pires