Uma delegação composta por moradores do Bairro do Relógio Velho acompanhada, a seu pedido, pelo eleito da CDU na Assembleia Municipal de Mangualde Fernando Campos e elementos da Comissão Concelhia da CDU entregou hoje um abaixo-assinado (em anexo) na Câmara Municipal.
Na impossibilidade de serem recebidos quer pelo Presidente, quer pelo Vice-presidente da Câmara, foram atendidos por um assessor do Gabinete de Apoio ao Presidente. Foi assumido o compromisso de que o pedido de audiência ia ser transmitido a João Azevedo e que este iria entrar em contacto com a delegação.
Texto do abaixo-assinado que correu no Bairro do Relógio Velho e recolheu mais de 100 assinaturas:
«Os cidadãos abaixo assinados, moradores no Bairro do Relógio Velho e cidadãos de Mangualde, vêm solicitar a Vossa Excelência que tenha em conta os seguintes factos:
- Não há acesso há muitos anos à Torre do Relógio Velho por parte de quem a quer visitar.
- Os moradores estão disponíveis para contribuírem para a resolução deste problema, que se vem arrastando há dezenas de anos.
- Como é sabido há duas entradas/acessos que estão encerrados com conhecimento e autorização da câmara.
- Esta zona é o núcleo inicial da cidade de Mangualde, a chamada Vila Velha, por isso mesmo parte da história do concelho e seu património.
- A abertura da Torre do Relógio Velho traria muito mais visitantes e turistas, contribuindo para um maior desenvolvimento do comércio local
Assim, os cidadãos abaixo assinados exigem:
- Que a Câmara Municipal de Mangualde tome medidas, o mais rápido possível, no sentido da abertura da Torre do Relógio Velho a todos os mangualdenses e a quem nos visita.
- Que a Câmara abra um processo de informação e discussão pública da candidatura apresentada e aprovada para a requalificação da zona, antes de mais com os moradores do Bairro do Relógio Velho.»
Esta questão foi pela primeira vez abordada na Assembleia Municipal de Mangualde em 28 de Junho de 2018 o eleito da CDU, a pedido de vários moradores, apresentou um requerimento à Câmara a questionar quais as razões do não acesso à Torre do Relógio Velho de turistas e visitantes do Palácio dos Condes, se a câmara ia proceder à requalificação da zona envolvente (Vila Velha) e se a câmara conhecimento de uma nova linha de financiamento comunitário, a juros muito baixos, para intervenções deste género?
Mangualde, 18 de Julho de 2019
Comissão Concelhia de Mangualde da CDU