CDU Linha Voto 2015

Um colectivo decidiu atribuir-me este importante papel de encabeçar a lista à Câmara Municipal. Foi com orgulho e satisfação que aceitei. E fi-lo para poder dar o meu contributo para uma luta que a CDU tem desenvolvido, quer a nível nacional, quer ao nível distrital, e naturalmente, aqui no Concelho de Penalva do Castelo.

A CDU deste concelho chega a estas eleições forte da maneira própria de estar na política dos seus membros que se caracteriza por não se servirem dos cargos para que são eleitos.

O(a)s eleito(a)s e activistas da CDU estiveram e estão na primeira linha pelo regresso do nosso concelho ao Tribunal de Mangualde, bem como o regresso das competências deste Tribunal que agora estão no Tribunal de Viseu. Na primeira linha da defesa intransigente do Centro de Saúde, contra a falta de médicos e enfermeiros. Na primeira linha da luta contra as portagens na A25 e na A24. Na primeira linha do combate pela instalação efectiva dos serviços do Julgado de Paz no nosso concelho. Na primeira linha das causas e das consequências da sistemática poluição dos rios Dão, Côja e Ludares. Na primeira linha da batalha contra a extinção do Serviço de Finanças e de freguesias.

E é com orgulho que dizemos que a população esteve ao nosso lado. Quanto às outras forças políticas do concelho - PSD, CDS e PS - a sua inércia (quando não cumplicidade) foi quase total.

Como é com orgulho que os nossos eleitos da Freguesia de Real podem apresentar um balanço de 12 anos de mandatos, sendo 8 com responsabilidade executiva, exemplar e pioneiro, que fez jus à consigna da CDU de Trabalho, Honestidade e Competência. Uma expressão que não é um mero slogan. Uma expressão que corporiza um projecto, um estilo de gestão, uma forma de exercício de poder, um conjunto de opções, orientações e prioridades que tornam a CDU uma força com presença distintiva no Poder local.

Valeu a pena a mudança! A CDU trouxe melhor vida, mais progresso e desenvolvimento, à freguesia de Real e ao concelho de Penalva do Castelo.

Oportunamente apresentaremos o nosso Programa Eleitoral. Programa Eleitoral esse que será construído em colectivo e elaborado com a participação da população deste concelho.

Mas desde já aqui queremos reafirmar as grandes linhas de força dos nossos compromissos para com os penalvenses:

1. Queremos combater a desertificação criando emprego, para que a população não necessite de emigrar, criar condições para o regresso dos mais velhos, alterar a situação de pobreza do concelho.
    2. Queremos levar o saneamento básico, a água ao domicílio, a recolha de lixos a todas as freguesias e povoações do concelho e construir as estações de tratamento (ETARs) necessárias à despoluição das águas e à defesa do ambiente.
    3. Queremos mais indústrias que privilegiem as produções locais na região com respeito pelos direitos dos trabalhadores e do meio ambiente, com parques industriais com as infra-estruturas adequadas e terrenos com preços acessíveis às micro, pequenas e médias empresas.
    4. Queremos defender a agricultura, a floresta e os baldios como património das populações e valorizar os nossos produtos de qualidade – designadamente o vinho do Dão, o Queijo da Serra e a Maçã Bravo de Esmolfe – e dinamizar o Mercado Municipal para que se faça a comercialização desses produtos, com condições mais adequadas.
    5. Queremos defender o comércio tradicional e os feirantes, valorizar a indústria hoteleira e desenvolver o turismo como grande potencialidade deste concelho/região.
    6. Queremos melhorar as acessibilidades à vila e às povoações com transportes públicos a servir todas as pessoas (incluindo as pessoas com deficiência), com horários e trajectos adequados às necessidades de cada um e a preços acessíveis a todos.
    7. Queremos apoiar as escolas e jardins-de-infância da rede pública, melhorar as suas instalações e requalificar as antigas escolas do 1º ciclo do ensino básico. Devolver as antigas escolas primárias à usufruição pela população
    8. Queremos apoiar a chamada 3ª idade, lutando pela melhoria das respostas sociais.
    9. Queremos defender e melhorar os serviços públicos de saúde existentes no concelho, com mais médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar.
    10. Queremos apoiar de forma equitativa e adequada o movimento associativo, as associações de bombeiros, as colectividades, o desporto e a cultura.
    11. Queremos melhor a vivência na vila com um verdadeiro ordenamento do trânsito e do estacionamento e a promoção de acções e iniciativas que incentivem uma mais ampla fruição dos espaços verdes do concelho.

Os trabalhadores e o povo deste concelho precisam de mais CDU nos órgãos municipais e nas freguesias para melhor resolver os problemas locais.

Todos e cada um dos que apoiam e dão o seu voto à CDU não o fazem às escuras. Conhecem as garantias de uma força que respeita a palavra dada, que presta contas, que não os abandona na luta pelas suas aspirações e direitos. Uma força que tem no percurso de trabalho e de intervenção, ao longo dos mandatos, um factor inigualável de credibilidade e seriedade.

É por tudo isto que nas próximas eleições de 1 de Outubro o reforço da CDU, das suas posições, da sua votação, do número dos seus eleitos assume uma enorme importância e significado.

Mais força à CDU significará, sem dúvida, mais capacidade de resolução dos problemas do concelho de Penalva do Castelo.

Dizemos à população do nosso concelho que pode confiar na CDU!

Porque é na CDU e no seu reforço que os penalvenses têm a oportunidade mais sólida de olhar com confiança para o futuro do seu país e das suas vidas!

Viva a CDU!

Viva Penalva do Castelo!