A Eleita da CDU na Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, apresentou e viu aprovada por unanimidade na última Reunião daquele órgão, uma Moção reclamando ao Governo a Construção do IC26, que ligará aquele Concelho, a Norte à A24, em Lamego e a Sul à A25, em Celorico da Beira.
PELA CONSTRUÇÃO DO ITINERÁRIO COMPLEMENTAR Nº26 – IC26
Há um grande descontentamento em toda a região interior do país, nomeadamente nas beiras e douro sul, pelo abandono e sucessivo desinvestimento público nesta região. Agora que o novo Governo defende a coesão territorial e o combate às assimetrias regionais, é tempo de tomar decisões que contribuam para esse objectivo.
A construção do itinerário complementar IC 26, estabelecendo a Sul, a ligação à A25, através de Trancoso e a Norte A24, através de Tarouca/Lamego é fundamental para o desenvolvimento económico e social de toda esta vasta região. Aproxima distâncias entre localidades, facilitando a mobilidade de pessoas e mercadorias.
A existência do IC26, reivindicado por agentes económicos, autarquias e populações, constitui um elemento determinante para o recrudescimento da actividade económica, para a revitalização do aparelho produtivo e para a criação de emprego, numa região onde imperam a falta de oportunidades de emprego, o encerramento de empresas e o abandono das localidades, devido ao continuado despovoamento e envelhecimento demográfico, resultante de políticas erradas de ostracização do interior.
No Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020, existem possibilidades de lançamento de novas obras no campo das acessibilidades. Cabe ao Governo inscrever nos mapeamentos as obras que pretendem sejam contempladas. Para responder ao desígnio da coesão territorial é necessário investir no interior, aproveitar as suas potencialidades e recursos, que possibilitem o seu desenvolvimento.
É preciso uma política integrada – apostar na produção nacional, na necessidade do investimento público, na criação de emprego e na redistribuição da riqueza - que contribua decisivamente para o desenvolvimento do interior e que efetivamente conduza à eliminação das assimetrias regionais que hoje se agravam. Neste sentido entendemos que é necessário considerar o planeamento e a calendarização do investimento público a concretizar no interior, nomeadamente a construção do IC26.
Assentes nesta convicção os eleitos da Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, reclamam do Governo a inclusão do Itinerário Complementar nº 26, na lista de prioridades das obras a realizar no Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020.
Moimenta da Beira, 30 de Setembro de 2016
A Eleita da CDU
Maria Emília Costa