Boa noite, companheiros e Amigos

Em nome do Partido Ecologista “Os Verdes” e da Coligação Democrática Unitária, quero apresentar as minhas saudações, a todos os presentes, e desejar a todos os que connosco há muito vêm defendendo e dando corpo a este projecto que é a CDU, os maiores sucessos para a concretização dos objectivos propostos.
Saúdo, também a presença dos Senhores e Senhoras Jornalistas. A todos, muito obrigado pela vossa presença.

Caros Companheiros e Amigos
É para mim e para “Os Verdes” uma grande honra, e ao mesmo tempo uma responsabilidade de assumir o primeiro lugar na Lista da CDU à Câmara Municipal de Oliveira de Frades, composta por amigos comunistas, ecologistas e amigos independentes que acreditam nesta plataforma de ideias e de pessoas que residem e/ou trabalham neste município.
Contudo, nem todos têm este privilégio de residir onde gostam. Nos últimos anos Oliveira de Frades tem sido um concelho repulsivo sobretudo para jovens licenciados que infelizmente depois da universidade têm de abandonar a sua terra e os seus laços afectivos.

Não estamos aqui, neste projecto, somente para conseguir mais “uns votinhos”, nem a nossa presença é uma questão de âmbito pessoal. Estamos aqui para apresentar e debater ideias. Estamos aqui para aprofundar a democracia participativa. Estamos aqui para ouvir as pessoas, porque juntos evoluímos, porque juntos iremos desenvolver o nosso concelho.

Se por um lado, o município de Oliveira de Frades tem crescido, este crescimento não se traduziu em desenvolvimento. Verifica-se uma grande assimetria entre a vila e as freguesias, nomeadamente em serviços básicos, em serviços de primeira necessidade, em oportunidades de emprego, em acessibilidade e transporte público. É preciso e urgente acabar com as assimetrias que neste concelho têm vindo a acentuar-se.

Sentimos e observamos que a câmara municipal têm vergonha do nosso passado recente. Onde está o apoio aos nossos agricultores? Sabemos todos a dificuldade que é ser agricultor. Já basta de politicas envergonhadas, ou a vergonha de promover politicas para o sector agrícola. Nós defenderemos e lutaremos pelo consumo local e pela produção local. Nós abemos que só fomentando o cultivo dos nossos terrenos é que controlamos os incêndios florestais. Não é somente com planos, nem com trabalho técnico, nem somente com a ajuda do S. Pedro. Pergunto Caros amigos e companheiros, existe algum gabinete para apoiar os agricultores? 

A Câmara Municipal para além de gerir o município tem o poder e o dever de defender os seus munícipes de forma igualitária, não podendo privilegiar uns em função de outros, sem critérios objectivos e claros.

Não queremos somente “uns votinhos”, queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabemos que é possível, acreditamos que é possível fazer mais e melhor pelo nosso concelho. Não basta apenas embelezar um jardim, uma rotunda, um passeio é preciso sermos pragmáticos. Defenderemos a segurança rodoviária, a segurança ambiental, a segurança de bens e pessoas, nunca esquecendo a segurança alimentar.

Desde já queremos aqui deixar, algumas linhas de força dos compromissos da Coligação Democrática Unitária, para o concelho de Oliveira de Frades:
1 - Queremos por o concelho ao serviço dos munícipes, incentivando e aprofundando a participação alargada, de base popular, como condição fundamental para uma gestão democrática.

2- Queremos promover orçamentos participativos conduzindo a autarquia a uma cultura cívica e transparente, para toda a população.

3 – Queremos melhorar as acessibilidades rodoviárias, melhorar acessibilidade em transportes públicos, promover a acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.
 
4- Queremos defender e melhorar os níveis de prestação de cuidados de saúde das populações, acabando com a necessidade das pessoas terem que ir para a porta do centro de saúde de madrugada.

5 – Defenderemos o pequeno comércio e as PME, de forma igualitária, zelando pelos direitos dos trabalhadores e o respeito pelo ambiente.

6 – Defendemos a nossa agricultura e a nossa floresta incentivando o consumo local e produção local.

7- Queremos apoiar os jovens licenciados do nosso concelho no acesso a empregos com direitos, porque é um direito, a que têm direito.

8 - Apoiaremos parcerias que sejam estratégicas para as pessoas do nosso concelho, não para ceder a interesses económicos ou partidários.

9- Queremos apoiar e fomentar o desporto amigo do ambiente e apoiar as instituições locais para a promoção e produção de actividades culturais.

10- Queremos zelar pela qualidade ambiental, aumentando a rede de saneamento básico do concelho com a implementação de pequenas ETAR´s naturais;

11 – Ao nível do Ordenamento do Território, defenderemos nos instrumentos de planeamento, nomeadamente no PDM, a integração de todas as actividades e acções espaciais que sejam ambientalmente coerentes e estratégicas do concelho. Defenderemos um modelo urbanístico, sustentável e ordenado de forma a criar um ambiente equilibrado em harmonia com o meio.

Caros companheiros e amigos,

A Coligação Democrática Unitária é antes de mais um espaço de vontades, um espaço convergente, de princípios, de ideias, assente no respeito pelas forças que a integram, um espaço plural, único, convivente pela diversidade de opiniões, assente no respeito mútuo pelas forças que a integram.

É por isso que a CDU é reconhecida, mesmo por outras forças politicas, pelo bom trabalho que tem desenvolvido nas autarquias, para as quais as pessoas depositaram em nós, a sua confiança.

As pessoas de Oliveira de Frades precisam da CDU

O concelho precisa da CDU

Viva o concelho de Oliveira de Frades

Viva a CDU