Intervenção do 1.º Candidato da lista da CDU concorrente à Assembleia Municipal de Penalva do Castelo
Boa tarde a todos.
Agradeço desde já aos presentes.
Quero também agradecer à CDU pelo convite que me foi dirigido. Aceitei este convite por várias razões:
A primeira delas prende-se com o facto de sentir um constante distanciamento dos jovens em relação á política, muito por culpa daqueles que nos representam nas estruturas de poder local, com as suas políticas de interesses pessoais e obsoletas. Os mesmo que desprezam as potencialidades dos jovens, o seu dinamismo e a sua capacidade social para a mudança positiva. Vejo por isso, uma necessidade urgente em aproveitar e desenvolver ideias inovadoras, honestas, dinâmicas e essencialmente arrojadas, para combater o marasmo instituído.
É necessária uma maior aproximação e participação da população nas estruturas de gestão autárquica, nomeadamente na Assembleia Municipal. Para tal, vamos continuar a lutar por uma maior acessibilidade dos eleitores às reuniões da Assembleia Municipal, e isso passa por uma alteração da hora e do dia em que elas se realizam, permitindo auscultar as opiniões e sugestões bem como, possibilitar uma discussão aberta, motivando a população para a participação activa na vida política. Para que esta ideia funcione em pleno, defendemos também a descentralização das reuniões da Assembleia Municipal, criando para isso, condições à sua realização nas diversas freguesias do concelho.
Como munícipe, outra das lacunas com que me deparo é a nível cultural. O concelho precisa de mais do que feiras e festas. É necessária uma infra-estrutura onde se possam realizar espectáculos e dinamizar outras actividades culturais. É necessário também aproveitar e tirar partido das infra-estruturas já existentes e pô-las a funcionar em pleno.
É preciso restituir a credibilidade aos órgãos de poder, e isso só é possível com trabalho sério e honesto, capaz de resolver os problemas da população, sendo para isso necessário ouvir e apelar à participação de todos, potenciando ao máximo as capacidades de cada um.
É
com grande sentido de responsabilidade, honestidade e competência, que
assumo o compromisso de pôr em prática as politicas assumidos pela CDU
para esta autarquia.
Viva a CDU!