Inês Zuber, actual deputada e candidata da CDU ao Parlamento Europeu, esteve no distrito de Viseu, em Tondela e na Região de Lafões, em contacto com as populações, trabalhadores, pequenos comerciantes e habitantes em geral, dando a conhecer algumas das propostas da CDU para as eleições que se realizam no dia 25 deste mês.
A candidata começou a jornada de contacto com a população no mercado de Tondela, que se realizou ontem, dia 12 de Maio, ouvindo as queixas quer dos feirantes, quer dos consumidores que por lá faziam as suas compras, ambos partilhando de uma certeza comum, a falta de rendimentos generalizada da população, que conduz a baixo volume de negócios, fruto dos sucessivos roubos nos salários, nas pensões, nas reformas, nos rendimentos de quem vive do seu trabalho. Seguiu-se uma breve visita ao comércio tradicional, onde as queixas se repetiram.
Cerca das 12h30, à porta da URFIC, a candidata interagiu com operários que terminavam os seus turnos, onde divulgou propostas da CDU para aumentar e valorizar a produção nacional aliados à exigência de maior respeito pelos direitos dos trabalhadores, apelando a que os trabalhadores levem essa luta pela dignificação do seu trabalho até ao voto, reforçando a presença da CDU no Parlamento Europeu, na luta por esses mesmos direitos.
Da parte da tarde, a Região Lafões foi o destino, começando o périplo pelas Termas de São Pedro do Sul, acompanhada por Miguel Martins, em representação do Partido Ecologista «Os Verdes».Foram ouvidas preocupações semelhantes, ao lidar com os habitantes e pequenos comerciantes, também na cidade de São Pedro de Sul. A acção incluiu também uma breve visita ao Cine-Teatro Jaime Gralheiro, onde tomou contacto com o trabalho ali desenvolvido por Jaime Gralheiro, apoiante da CDU, junto de alunos da Universidade Sénior.
Em Vouzela, Inês Zuber visitou a Feira do Livro que por lá decorria, além de semelhante contacto com os pequenos comerciantes locais e habitantes Vouzelenses. O panorama geral em pouco diferia de São Pedro do Sul ou mesmo Tondela, onde o interior desertificado se revelou na sua despida e crua realidade, fruto das sucessivas políticas centrais de subjugação à Troika externa por parte da Troika interna, quer agora, ao longo dos últimos 38 anos.
O dia terminou com um jantar no Caramulo, onde dezenas de militantes, apoiantes e amigos da CDU marcaram presença. Inês Zuber, tomou a palavra, denunciando o sentido voto habitualmente concordante no Parlamento Europeu, PS, PSD e CDS, os «partidos do arco da dívida» defendendo medidas contra a soberania nacional. Apelou ao voto na CDU como forma de parar a destruição que estas três forças políticas vêm fazendo em Portugal.
O ambiente geral foi de grande receptividade aos candidatos e à mensagem da CDU, reforçando a certeza de que a CDU pode alcançar um bom resultado nestas eleições.