A CDU tem acompanhado a indignação da população de Lajeosa do Dão pelo facto de não terem sido atribuídos os médicos de família (anteriormente retirados) para a localidade a fim de assegurarem a prestação de cuidados de saúde a mais de 3500 utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A CDU tem-se batido na Assembleia da República e junto das populações em defesa do SNS, contra o encerramento dos SAP, da maternidade e da urgência de pediatria do Hospital de Lamego e de serviços de saúde de grande importância para as populações. A CDU manifesta a sua solidariedade e apoio à justa reclamação da população de Lajeosa do Dão de ter médicos de família na Extensão de Saúde do Centro de Saúde de Tondela naquela localidade. Ao mesmo tempo responsabiliza o governo e os partidos que têm dado apoio às políticas de direita responsáveis por mais este atentado ao direito à saúde.

A CDU compreende as profundas razões para esta indignação e descontentamento. Para a CDU votar é um direito cívico arduamente conquistado. Não o exercer é contribuir, ainda que involuntariamente, para a manutenção desta situação, não penalizando os seus responsáveis. Solução diferente é não abdicar da sua utilização como arma do povo para castigar pelo voto os partidos (PS, PSD e CDS) culpados por esta situação. E para votar em massa nas forças políticas que, como a CDU, sempre estiveram ao lado das populações em defesa das suas justas e legítimas reivindicações.

Viseu, 31 de Maio de 2011

A Candidatura da CDU / Círculo Eleitoral de Viseu